X

Brasil alcança 13 medalhas no Pan com ajuda do judô

Compartilhe:

A-

A+

O Brasil já está firme na disputa por medalhas nos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, no Canadá. No final de semana, foram 13, levando o país para o quinto lugar na competição. Foram quatro medalhas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. O Canadá está na liderança com 24 medalhas, seguido por Estados Unidos, com 19, Colômbia, com 14, e México, com 18.
 
Ontem (12), Marcel Sturmer, na patinação artística masculina, e Felipe Almeida, no tiro, conquistaram a medalha de ouro. Thalita Haas garantiu prata na patinação artística feminina e o time masculino de canoagem também ficou em segundo na prova de velocidade. O judô tem sido o principal motivo de alegria e orgulho para os brasileiros.
 
Em Mississauga, sexta maior cidade do Canadá, a pouco mais de 28 quilômetros do centro de Toronto, está o Centro de Esportes, onde ocorrem as competições de judô dos Jogos Pan-Americanos. A judoca Érika Miranda foi a primeira a conquistar o ouro na categoria até 52 quilos (kg) feminino. Ela venceu a canadense Ecaterina Guica no sábado (11). Para a brasileira, prata no Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007, e no de Guadalajara, em 2011, o ouro veio num bom momento.
 
?Essa sensação de dever cumprido e a medalha no peito é maravilhosa!", disse.
 
Érika disse que teve que vencer a si mesma, por causa da competição, semelhante aos Jogos Olímpicos, onde ela teve experiências negativas, nas duas últimas edições, a de Pequim, em 2008 e a de Londres, em 2012.
 
?Uma [a de Pequim] não cheguei a lutar, por causa de lesão, na outra [a de Londres] fui derrotada logo na primeira luta e, assim, a gente fica abalada?, contou. Para ela, a superação em Toronto tem um gostinho especial.
 
?A minha maior dificuldade foi encarar a mim mesma, esses meus medos, e ver que isso já passou. É coisa nova, agora.?
 
O outro ouro veio da luta de Charles Chibana também contra um canadense, Antoine Bouchard, na categoria até 66 kg masculino. Uma vitória comemorada. No pódio, Charles recebeu a medalha do ministro do Esporte do Brasil, George Hilton.
 
O judô ainda obteve uma medalha de prata com Felipe Kitadai, da categoria ligeiro masculino, e duas medalhas de bronze, uma para Rafaela Silva, na categoria até 57 kg feminino, e outra para Nathália Brígida, na categoria até 48 kg. Nathália foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha no Pan. Alex Pombo chegou a disputar o bronze, mas perdeu para o canadense Arthur Margelidon, na categoria até 73 kg masculino.
 
Essa tropa de elite do judô até poderia já começar a pensar no ouro olímpico em 2016, mas a campeã Érika acredita ser melhor ter como alvo o Mundial em agosto.
 
?Acho que depois do campeonato mundial, aí sim, a gente pode começar a pensar em Jogos Olímpicos, preparação. Um dia de cada vez,? disse. 
 
E segurando a medalha, acrescentou contente: ?Quero curtir essa medalhinha até chegar no Brasil, porque aí começa treino de novo, novos objetivos?.
 
Os Jogos Pan-Americanos de 2015 reúnem 6 mil atletas de 41 países de 10 a 26 de julho em Toronto. Eles vão dispuitar o pódio em 36 modalidades. O Brasil participa dos Jogos com uma delegação de 600 atletas. O objetivo do Brasil é superar o número de 141 medalhas conquistadas no Pan de 2011, em Guadalajara, no México, e preparar novos atletas para as Olimpíadas de 2016.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

SEGURANÇA PÚBLICA

Base da Força Tática e Canil podem ganhar revitalização em Aquidauana

Proposta prevê melhorias na estrutura localizada no Conjunto Ovídio Costa; espaço também poderá receber projetos sociais e atividades esportivas

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Recomeço

Coincidência de datas aproxima Esther da delegada que a resgatou

Filhote nasceu exatamente um ano após a delegada Tatiana Zyngier e Silva perder um cachorro de quem era muito próxima; agora, Esther vive cercada de carinho ao lado de outros três cães

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo