X

Em expedição de 2.500 km, casal de ciclistas chega a Aquidauana

Eles saíram de São Paulo e vão percorrer o centro geodésico da América do Sul

Compartilhe:

A-

A+

Em uma viagem que completa exatamente um mês nesta terça-feira (01º), Aquidauana entrou na rota de um casal de ciclistas paulistanos. O fotógrafo Carlos Crow, 39 anos, e a jornalista Cláudia Hallage, 36, realizam a Expedição CicloAmérica e planejam pedalar 2.500 quilômetros, com partida em São Paulo (SP) e passando pelo centro geodésico da América do Sul.
 
Apaixonados por aventura e por conhecer novos lugares, os dois chegaram a Mato Grosso do Sul por Três Lagoas, passando por Campo Grande, Estrada Parque de Piraputanga e Camisão, até a vinda ao município da Princesa do Sul. Contam, no trajeto, com a ajuda de ciclistas da capital sul-mato-grossense, que estão os acompanhando.
 
Além das bicicletas, Carlos e Cláudia se utilizam de carona, caminhões e embarcações. Mas essa não é uma viagem de férias, ou apenas aventura, como deixam claro. O tom é bastante crítico em relação às condições das ciclovias país afora.
 
"Nosso objetivo é verificar a situação das ciclovias nas regiões por onde estamos passando. Em Três Lagoas e Aquidauana, por exemplo, constatamos que as ciclovias não têm sinalização horizontal e nem vertical", alerta Carlos.
 
Segundo o fotógrafo, detalhes como esse impedem que a bicicleta seja vista como um meio de transporte sério, não apenas na Princesa do Sul. Ele diz que é comum, em São Paulo, as pessoas irem trabalhar de bike, o que acredita que deveria ser ainda mais constante por aqui.
 
"Alguns falam que não querem chegar suados ao trabalho, essas coisas, mas a bicicleta é um meio super importante de transporte, ainda mais no caso daqui, uma cidade plana, pequena".
 
Carlos e Cláudia, que estão pela primeira vez por aqui, destacam esperar que o Poder Público de Aquidauana promova reuniões com os ciclistas, para melhoras as condições das ciclovias na cidade.
 
Após deixar Aquidauana, o casal segue para Miranda e Corumbá, além de também passar pela Bolívia, em Santa Cruz de La Sierra. Posteriormente, pretende retornar para Mato Grosso do Sul, em Corumbá, com o plano de seguir de chalana até Porto Jofre, em Mato Grosso. Ao término da viagem, a jornalista conta que vai escrever um livro-reportagem sobre a Expedição CicloAmérica. Mais informações estão disponíveis no Facebook ou no blog oficial da viagem.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Profissionais da saúde discutem integração e prevenção em Aquidauana

Reunião de alinhamento

Profissionais da saúde discutem integração e prevenção em Aquidauana

Encontro reuniu equipes de diferentes áreas da saúde pública; profissionais discutiram integração, prevenção de riscos e demandas do município

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo