Acompanhado de sua comitiva, o cônsul do Paraguai no Brasil, Angel Adrián Gill Lesme, visitou as instalações do 9º BE Cmb (Batalhão de Engenharia de Combate) - Batalhão Carlos Camisão. Na ocasião, ele teve a oportunidade de conhecer o Museu Marechal José Machado Lopes, onde fica guardado o acervo da participação da unidade do Exército de Aquidauana na Segunda Guerra Mundial.
Em seguida, junto com o coronel José Diderot Fonseca Júnior, comandante do 9º BE Cmb, o cônsul visitou Porto Canuto, situado à margem esquerda do Rio Aquidauana e pertencente ao município de Anastácio, na Fazenda Tabopoã. O local foi palco de chegada dos heróis da Retirada da Laguna, feito histórico ocorrido em 1867, durante a Guerra do Paraguai.
Segundo Lesme, o objetivo da visita foi conhecer esses locais importantes para a história brasileira e paraguaia, em particular, com a proximidade das comemorações pelos 150 anos da Retirada da Laguna, além de estreitar relações entre o consulado do Paraguai no Brasil e o 9º BE Cmb.