X

Motociclista e garupa lideram ranking de vítimas de acidentes

Detran elencou os 10 principais erros que condutores cometem

Compartilhe:

A-

A+

 
Motociclistas continuam dominando o número de acidentes em Campo Grande. Estatística do Batalhão da Polícia Militar de Trânsito (BPTran), divulgada hoje, indicou que 53% das batidas envolveram vítimas que estavam em moto. Em números absolutos, isso representa 4.579, de um total de 8.517.
 
Quem mais fica ferido ou perde a vida na Capital são os pilotos de motocicleta. Quem está na garupa também sofre. No ranking de vítimas de acidentes de trânsito, o motociclista ocupa o primeiro lugar (4.135 pessoas) e o garupa, o terceiro (715). Ano passado foram 6.824 pessoas que ficaram feridas ou morreram no trânsito de Campo Grande.
 
"Por que são registrados tantos acidentes se na autoescola aprende-se que conduzir defensivamente um veículo, principalmente motocicleta, é o modo ideal para preservarmos a vida? Geralmente, conforme adquire-se prática passa-se a ter muita autoconfiança e cria-se alguns maus hábitos na direção que podem prejudicar os próprios condutores e até mesmo aumentar o risco de acidente", informou nota do governo do Estado.
 
Silvio Portes, examinador de trânsito do Departamento Estadual (Detran-MS), destacou que muitos que anda de moto na cidade cometem ao menos um desses erros:
 
- utilizar telefone celular encaixado no capacete;
 
- pilotar com apenas uma das mãos no guidão;
 
- fumar durante a direção;
 
- transitar com a viseira aberta e/ou com a jugular aberta/frouxa;
 
- não fazer o uso adequado da seta;
 
- andar entre os veículos;
 
- realização de manobras perigosas;
 
- não utilizar vestimentas adequadas; 
 
- não manter uma distância de segurança de outro veículo; e
 
- utilizar pneu em mau estado de conservação.
 
"Alguns motociclistas precisam estar cientes que o trânsito não depende só deles, eles precisam estar mais atentos a tudo que acontece para se protegerem, pois em relação aos outros veículos eles são os mais vulneráveis?, analisou o examinador, que apontou que há também muitos condutores que sequer tem habilitação.
 
MUITA GENTE
 
Dados da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), divulgados em novembro pelo Correio do Estado, mostrou que um motociclista morre por semana em Campo Grande.
 
A Agetran aponta a imprudência como principal causa deste tipo de incidente, opinião compartilhada por familiares e amigos das vítimas.
 
 
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Democratas assumem controle das duas casas do Congresso dos EUA

INTERNACIONAL

Democratas assumem controle das duas casas do Congresso dos EUA

Partido conquistou maioria na Câmara e no Senado; resultado muda a relação entre Legislativo e governo Trump

Polícia Civil apura confusão que deixou dois idosos feridos em aldeia

TAUNAY

Polícia Civil apura confusão que deixou dois idosos feridos em aldeia

Ocorrência mobilizou equipe da PM de Aquidauana; versões sobre o início da discussão são divergentes

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo