Reinventar
Aos 69 anos, Jalba está se ocupando para não sair na rua e correr riscos
Kamila Alcântara
Publicado em 22/07/2020 às 09:08
Atualizado em 10/09/2026 às 14:09
Estamos em alerta, com as autoridades pedindo que fiquemos em casa desde março, para não sermos contaminados pelo coronavírus, principalmente os idosos. Porém, ter psicológico para isso não está fácil para ninguém! É por isso que o aposentado Jalba Freitas, de 69 anos, morador de Anastácio, encontrou no artesanato a melhor terapia ocupacional para esse momento.
Ele usa palitos de picolés, pallets, caixotes de supermercados, papelão, material em PVC ou vidros. Tudo que é reciclável, Jalba enxerga trabalhos artesanais. “Sempre tive o dom de fazer artesanato, mesmo me aposentado na área administrativa de engenharia. Não tenho outra maneira de ficar sossegado”, explica para O Pantaneiro.
Balanço de pallet (Foto: Arquivo Pessoal)Quem acaba ganhando são os amigos e familiares, pois ele não comercializa nenhuma das suas obras, mas presenteia todos a sua volta com o que ama fazer. “Não comercializo, faço porque gosto de ver o resultado do trabalho e distribuo para os amigos e familiares depois de pronto”, confirma.
Jalba acredita que essa está sendo a melhor maneira de conseguir passar pelo isolamento social, de forma segura para saúde física e mental. Ele, inclusive, aconselha as pessoas a buscarem uma forma de aplicar os dons que possuem, caso estejam em casa em isolamento como ele.
A casinha de palitos de picolés recebem iluminação para abajur (Foto: Arquivo Pessoal).“Isso me ocupa o tempo, tanto que nem vejo ele passar! Com isso, não saio na rua para correr riscos. Acredito que se tem algum dom, seja ele qual for, faça. Fique em casa e faça alguma coisa que seja útil para si e sua família”, conclui o artesão.
Futebol amador
Flamenguinho de Miranda inicia defesa do título contra o Misto FC; partida será no Campo do Baixadão
Sustentabilidade
Evento reúne profissionais do setor para capacitação e relacionamento com destinos turísticos; estrutura de acesso ao destino sul-mato-grossense também foi apresentada no encontro
Voltar ao topo