Desde que assumiu o Comando do 2º Pelotão de Polícia Militar de Anastácio, o Major QOPM Alexandre vem lutando pela implantação da filosofia da Polícia Comunitária.
Isso está sendo feito através de vários projetos sociais. Um dos exemplos é a Patrulha Mirim, que tem como grande parceira a Prefeitura Municipal de Anastácio.
Na noite da última segunda-feira (1), foi inaugurada, no prédio do 2º Pel PM, uma sala de informática, que faz parte do projeto “Ponto de Cultura”.
Esse projeto é resultado de uma parceria entre a Polícia Militar de Anastácio, representada pelo Major Alexandre; a Associação de Mulheres Independentes na Ativa – Amina, representada pela sua presidente, Nilma Insfran da Silva; além do incentivo e apoio da Prefeitura Municipal de Anastácio; da Câmara de Vereadores; e também da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, em nome de seu presidente, Américo Ferreira Calheiro.
Além dessas autoridades, também prestigiaram a inauguração da sala de informática a Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, do Governo de MS, Tânia Mara Garib; a Juíza de Direito da Comarca de Anastácio, Naria Cassiane Silva Barros; o Comandante do 7º BPM, Ten Cel QOPM Flávio; a Delegada de Policia da Delegacia de Atendimento a Mulher, Jaiza Teixeira da Silva; o Secretário Municipal de Assistência Social, Honorato de Souza, representando o Prefeito Cláudio Valério; o Vereador José Edson Barbosa de Morais – Representando a Câmara de Vereadores de Anastácio; além das autoridades eclesiais, associados da AMINA, policiais militares do 2º Pelotão de Anastácio e também as crianças do Projeto Patrulha Mirim e seus familiares.
O objetivo principal do projeto “Ponto de Cultura” é a valorização dos cidadãos, uma das metas da filosofia da Polícia Comunitária. Dessa forma, a ação auxiliará na inclusão digital na comunidade de Anastácio.
Para a implantação do projeto, não foram medidos esforços. Os números de computadores serão ampliados, para um melhor atendimento da comunidade. Para o sucesso do projeto Ponto de Cultura, é indispensável o apoio por parte de toda comunidade. Já está em vigor o plano para uma segunda etapa, onde serão realizados cursos de música e dança.
O Major QOPM Alexandre destacou o empenho da instituição na implantação da filosofia comunitária. “Projetos como estes nos enchem de orgulho, assim como fazer parte de uma Instituição que se preocupa com o cidadão e promove dignidade para toda sociedade”.