O prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) lança, na próxima terça-feira (31), a partir das 20 horas no auditório da Associação Comercial e Empresarial, o portfólio “Aquidauana – Onde o Trabalho Encontra o Desenvolvimento”.
De acordo com o prefeito, a iniciativa visa divulgar as potencialidades e atrativos do município para a captação de novos empreendimentos. “Será um instrumento para vendermos nossa cidade para investidores que queiram vir para cá”, comenta o prefeito.
Organizado pelo Núcleo de Indústria e Comércio da Gerência de Produção e Meio Ambiente, dirigido por Hermenegilda Corrêa Bueno, o portfólio conta com registro da história do município, dados geográficos, descrição da cultura e tradições, dados sobre infraestrutura urbana, turismo, eventos, serviços financeiros e econômicos, entre outros.
Para o prefeito Fauzi Suleiman, todos os pontos “fortes” que o município apresenta para atrair investidores estão contidos no portfólio. Um deles, por exemplo, é a posição geográfica estratégica e privilegiada. Além da proximidade com a Capital o município está ligado por via pavimentada a diversas cidades da região Sudoeste e também a países vizinhos como Paraguai e Bolívia.
Outro fator positivo para atrair empreendimentos, apresentado no portfólio, é a estrutura oferecida no setor de educação no município, que conta com escolas estaduais e municipais em todos os bairros e também com inúmeros cursos universitários em instituições públicas e privadas.
Na saúde, há o registro das unidades de Estratégia de Saúde da Família, e os 3 hospitais que dão suporte para média e alta complexidade, como UTI e Hemodiálise atendendo todos o municípios da Região Sudoeste. Inclui-se ainda, o início das obras da UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, obra essa já lançada recentemente pelo prefeito Fauzi Suleiman. “Aquidauana é uma cidade preparada para receber novos empreendimentos por contar com um comércio pujante, setor de serviços e bancários fortes, serviços públicos estruturados na área de Saúde e Educação, além da oferta de mão-de-obra. Estes são diferenciais do nosso município que precisam ser amplamente divulgados”, afirma Fauzi.
Somados a estes atrativos, o prefeito lançou este ano o Prodesa – Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Aquidauana. Aprovado pela a Câmara, o Prodesa visa oferecer condições e incentivos para que empresários possam instalar novos empreendimentos na cidade. Além da permissão para a doação de terrenos e serviços de terraplanagem, no Prodesa está previsto a isenção de tributos como ISSQN e IPTU para os investidores.
Fruto dos incentivos, o município já conta com uma fábrica de pré-moldados que está instalada no Distrito Industrial Kalil Salamene. Em breve, será instalada uma fábrica de macarrão e já há disponibilidade para a implantação de uma outra de cosméticos e materiais hospitalares. Durante o lançamento do portfólio, o prefeito Fauzi lançará também o selo de certificação do Prodesa, para empresas interessadas em investir no município.
Palavras do prefeito Fauzi
Na abertura do portfólio o prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman sintetiza o leque de possibilidades futuras do município.
“Aquidauana, com certeza, é uma terra abençoada por Deus, pois tem muito mais do que suas belezas naturais, que incluem serras, rios, corixos, baías, a flora e a fauna revelados pela novela “Pantanal”, aqui gravada nos anos 90.
Sua rica história é única, com marcas importantes na vida do Brasil e do Mato Grosso do Sul: aqui foi fundada uma das primeiras cidades espanholas do continente americano – o lendário povoado de Santiago de Xerez - cujos vestígios estão sendo resgatados; aqui aconteceu a saga patriótica vivida por nossos índios na Guerra do Paraguai, retratada no livro “Retirada da Laguna”; aqui um grupo de homens e mulheres cultos se uniu há 118 anos para fundar o município através de um impulso generoso de colaboração e cooperação; gesto este que se mantém vivo através dos tempos.
Sua posição geográfica é estratégica em relação ao Estado, ao país e ao Mercosul. Estamos ligados umbilicalmente aos pontos relevantes do Estado, especialmente os turísticos: Campo Grande, a bela capital de Mato Grosso do Sul; Bonito e Bodoquena, exuberantes por natureza e o pantanal sul-mato-grossense, do qual somos a porta de entrada. Somos ainda polo regional nos setores comercial, bancário, de saúde e educação.
De todos nossos atributos, porém, nada supera a vontade que nosso povo tem de fazer de Aquidauana, um dos melhores municípios do Estado de Mato Grosso do Sul pra se viver.
Aquidauana está se abrindo para um novo tempo. Um tempo de oportunidades. Um tempo de esperanças renovadas. Um tempo que traga desenvolvimento e enriqueça material e espiritualmente a cidade e seus cidadãos.
Sua vida política, econômica e social está num momento fértil: volume recorde de investimentos públicos em obras estruturantes; programas de apoio à agricultura familiar; implantação de assentamentos; produção pecuária – que é uma das âncoras de nossa economia – passando por um processo de modernização com a vinda de novos empresários dos grandes centros econômicos do país; turismo fortalecendo-se com a reativação do Trem do Pantanal, implantação da unidade do SESC/SENAC, Escola de Gastronomia e a rearticulação de seu trade, que conta com o maior número de pousadas da região pantaneira e com as belezas da região serrana de Piraputanga-Camisão-Cipolândia.
Somando-se a essa onda, o Governo Municipal instituiu o Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Aquidauana, o PRODESA. Seu objetivo é o de viabilizar condições para a instalação de novas empresas em nosso município, através da concessão de apoio e incentivos.
Aquidauana é um excelente lugar para se investir. Procure-nos, venha conhecer o que temos a oferecer, traga sua empresa pra cá e venha participar dos próximos capítulos de nossa história ajudando a construí-la com as belas palavras que usamos para construí-la até aqui: sonho, trabalho, amor, fé, coragem, esperança.
Aquidauana: onde o trabalho encontra o desenvolvimento” (Fauzi Suleiman).