Na última reunião realizada pela LEA (Liga Esportiva Aquidauanense), na sede da Fema (Fundação de Esportes do Município de Aquidauana), foi aprovado, por maioria de votos, o adiamento do início do Campeonato Amador de futebol 2011 para os dias 15 e 16 de julho.
A competição começaria nesta sexta-feira (01), mas, com os dois jogos do Aquidauanense pela final do Campeonato Sul-Mato-Grossense, a maioria dos clubes participantes votou a favor do adiamento. Os jogos da primeira rodada serão mantidos, de acordo com as informações da LEA.
O Amador 2011 terá a participação de 12 clubes, e a disputa será realizada em quatro fases. Na primeira, as equipes foram divididas em dois grupos de seis. No grupo A, estarão Botafogo, DEC, Nova Aquidauana, Nacional, Amit e Pinheiro, Já o grupo B será composto por Stillus, Carlos Camisão, Guanandy, União Bela Vista, Noroeste e Paulista.
Todas as equipes jogam entre si e as quatro melhores se classificam para a segunda fase da competição, onde serão formados quatro grupos, dispostos através da classificação na primeira fase: 1º A x 4º B; 2º A x 3º B, 3º A x 2º B e 4º A x 1ºB, com a vantagem do empate para as equipes que fizeram melhor campanha na primeira fase.
Os quatro classificados jogarão a semifinal e definirão as duas vagas na grande decisão do campeonato.
Nas sextas-feiras, as partidas acontecem às 19 horas. Aos sábados, sempre serão duas partidas, às 15 e às 17 horas.
A competição é uma realização da LEA, com apoio do Governo Municipal através da Fema.