A Gerência de Saúde e Saneamento destinou um veículo próprio para ser utilizado no transporte de cães e gatos, conhecido como ?carrocinha?. O veículo vai passar por adaptações ? colocação de grades, janelas e portas, enquanto isso será usado um veículo Toyota com grade para a coleta dos animais.
É importante ressaltar que a Prefeitura de Aquidauana nunca teve veículo próprio para transporte dos animais. ?Anualmente, após nossa solicitação, a Secretaria Estadual de Saúde cedia um carro por tempo limitado, e após o vencimento era devolvido?, explicou o coordenador do Controle de Vetores, Adauto Mendes.
De acordo com ele, no período sem o veículo praticamente as eutanásias foram suspensas devido a dificuldade para transporte de animais. ?Com o veículo provisório estamos atendendo nas terças e quintas?.
Em Aquidauana tradicionalmente se faz a eutanásia de 2500 a 3000 animais por ano, o que corresponde a 1/3 dos cães existentes no município. ?Ano após ano este número vem caindo, seja pela redução de animais soropositivos no município, seja pela possibilidade de tratamento e os critérios mais rígidos para a eleição dos cães a serem eutanasiados?, comenta Adauto.
O coordenador explica que apenas os animais soropositivos e com doenças letais e terminais e com outras situações definidas em lei podem ser sacrificados. ?Muitos proprietários ligam para a carrocinha para entregar animais que às vezes possuem apenas uma sarna ou uma enfermidade curável?.
Para o gerente de Saúde, Anderson Meireles, a destinação de um veículo elimina a dependência da Secretaria do Estado. ?Achamos um meio de resolver esse problema e eliminamos essa dependência histórica do Estado para fazer o recolhimento de cães a serem eutanasiados?.