X
Aquidauana

Indígenas permanecem em fazenda no distrito de Taunay

Grupo reivindica a demarcação dos 33.900 hectares da propriedade

Compartilhe:

A-

A+

Indígenas da etnia terena permanecem na sede da Fazenda Maria do Carmo, no distrito de Taunay, a 75 quilômetros de Aquidauana. Representado por sete aldeias, o grupo ocupou o local na última sexta-feira (28).
 
Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar, no momento, há cerca de 150 índios no local. Eles reivindicam a demarcação dos 33.900 hectares da Fazenda Maria do Carmo, que estão reconhecidos como terras indígenas, desde 2004, após estudos antropológicos. Em 2010, atendendo pedido dos fazendeiros, a Justiça Federal suspendeu o processo demarcatório.
 
No dia da ocupação da propriedade, um morador do distrito informou que chegou a haver confronto durante a retomada. Os fazendeiros acusaram o grupo de intimidá-los com gritos, armas e flechas, enquanto os indígenas relataram que foram alvos de disparos de armas de fogo.
 
Os proprietários da fazenda Maria do Carmo deixaram o local no sábado (29), após reunião com representantes do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e indígenas. Ficou acordado que eles têm prazo de cinco dias para retirarem o gado da propriedade, enquanto os índios se comprometeram a não mexer na sede.

Audiência de conciliação
 
Para a tarde desta terça-feira (02), a partir das 14 horas, está marcada uma audiência de conciliação, entre os representantes da comunidade terena e os fazendeiros, na Justiça Federal.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Escola de Anastácio promove aula temática sobre cultura pantaneira

Educação

Escola de Anastácio promove aula temática sobre cultura pantaneira

Atividade reuniu estudantes em uma experiência de valorização dos costumes e saberes regionais; proposta aproximou educação, cultura e comunidade dentro da escola

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo