X

Aquidauana

Indígenas permanecem em fazenda no distrito de Taunay

Grupo reivindica a demarcação dos 33.900 hectares da propriedade

Compartilhe:

A-

A+

Indígenas da etnia terena permanecem na sede da Fazenda Maria do Carmo, no distrito de Taunay, a 75 quilômetros de Aquidauana. Representado por sete aldeias, o grupo ocupou o local na última sexta-feira (28).
 
Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar, no momento, há cerca de 150 índios no local. Eles reivindicam a demarcação dos 33.900 hectares da Fazenda Maria do Carmo, que estão reconhecidos como terras indígenas, desde 2004, após estudos antropológicos. Em 2010, atendendo pedido dos fazendeiros, a Justiça Federal suspendeu o processo demarcatório.
 
No dia da ocupação da propriedade, um morador do distrito informou que chegou a haver confronto durante a retomada. Os fazendeiros acusaram o grupo de intimidá-los com gritos, armas e flechas, enquanto os indígenas relataram que foram alvos de disparos de armas de fogo.
 
Os proprietários da fazenda Maria do Carmo deixaram o local no sábado (29), após reunião com representantes do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e indígenas. Ficou acordado que eles têm prazo de cinco dias para retirarem o gado da propriedade, enquanto os índios se comprometeram a não mexer na sede.

Audiência de conciliação
 
Para a tarde desta terça-feira (02), a partir das 14 horas, está marcada uma audiência de conciliação, entre os representantes da comunidade terena e os fazendeiros, na Justiça Federal.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Piracema impõe restrições à pesca nos rios de Mato Grosso do Sul

MEIO AMBIENTE

Piracema impõe restrições à pesca nos rios de Mato Grosso do Sul

Restrição começou nesta quinta-feira na bacia do Paraguai; período segue até 28 de fevereiro de 2027

Operação contra bets ilegais bloqueia R$ 3,4 bilhões de investigados

"Azzardo"

Operação contra bets ilegais bloqueia R$ 3,4 bilhões de investigados

Ação mobiliza 200 policiais e cumpre 52 mandados; investigação aponta uso de empresas de fachada e lavagem de dinheiro

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo