X
Escritor

Agenor Martinho lança livro no aniversário de 130 anos de Aquidauana

O poeta e escritor aquidauanense Agenor Martinho Correa estará lançando o seu novo livro de poesias

Compartilhe:

A-

A+

O poeta e escritor aquidauanense Agenor Martinho Correa lança o seu novo livro de poesias "Poetizando as Aves do Pantanal”, nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, em solenidade com início às 19 horas, na Câmara Municipal de Aquidauana.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, faz parte das festividades da comemoração do 130° aniversário de nossa cidade.

Agenor afirma que o livro nasceu de uma bem-sucedida parceria com o Instituto Arara Azul, de Campo Grande, e a Toyota do Brasil, que o patrocinaram. O livro tem 232 páginas, em papel couchê, e nele são poetizadas 103 espécies de aves típicas do nosso Pantanal, cantadas em versos que exaltam suas belezas, cores, cânticos, formas, voos, habitats e outras particularidades que lhes são inerentes.

Associado aos poemas o livro traz a foto colorida, em alta resolução, de cada espécie. As fotos foram gentilmente cedidas pelos fotógrafos Jaime Ferreira da Silva e Gizele Raváglia, de Aquidauana;  Heron e Yan Sanglard, de Juiz de Fora, MG; e pelos fotógrafos do Instituto Arara Azul.

Este é o 12° livro a ser publicado pelo escritor aquidauanense que lançou o seu primeiro em 1995. Embora, em sua quase totalidade, o gênero por ele adotado seja a poesia, recentemente ele teve dois livros, onde a prosa foi utilizada, lançados para todo Brasil e países de língua portuguesa pela Editora do Conhecimento (Limeira, SP) que adquiriu o direito autoral dos mesmos: [Poetizando o Final dos Tempos e a Nova Era (2021) e O Evangelho de João: uma visão espiritualista (2022)].

Como nos outros lançamentos, Agenor pretende fazer do evento um momento cultural, com declamações de poesias e músicas, além de contar com a presença de autoridades locais, poetas, escritores, demais artistas e público em geral. 

Quem é Agenor Martinho?

Agenor Martinho Correa é paulista e chegou em Aquidauana em 1977 para exercer o cargo de professor e engenheiro agrônomo no antigo CERA, hoje CEPA. Em 1994 ingressou na recém-criada Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) onde permaneceu em atividade até 2019, quando aposentou-se a condição de professor-doutor. É casado com Maria Luiza de Albuquerque e pai de quatro filhos: Marcus Vinícius; Ariele; César Murilo e Línive. O livro estará sendo vendido no dia ao preço de R$70,00 o exemplar.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Escola de Anastácio promove aula temática sobre cultura pantaneira

Educação

Escola de Anastácio promove aula temática sobre cultura pantaneira

Atividade reuniu estudantes em uma experiência de valorização dos costumes e saberes regionais; proposta aproximou educação, cultura e comunidade dentro da escola

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo