O presidente da Câmara de Vereadores de Aquidauana, vereador Mauro do Atlântico (MDB), pediu a abertura de inquérito para investigar possível desvio de verba cometido por dois servidores. Os servidores teriam desviado recurso da Câmara para suas contas pessoais, simulando pagamento de salário.
O documento foi protocolado na Delegacia de Polícia Civil e segundo o presidente da Casa, os servidores suspeitos do desvio são responsáveis pela escrituração contábil e controladoria interna. Conforme relato, no dia 10 de julho chegou conhecimento da mesa diretora que estariam em aberto os valores decorrentes do imposto de renda que deveriam ter sido repassados para a Prefeitura de Aquidauana em conta específica.
Os servidores teriam enviado os comprovantes de depósitos de valores acima de R$ 120 mil reais via e-mail para a Prefeitura. Entretanto, após verificar na agência bancária, constatou-se que parte dos repasses não existia.
Foi apurado que os servidores teriam alterado os valores de seus próprios pagamentos e desviado recursos da conta da Câmara Municipal de Aquidauana para contas pessoais, simulando pagamento de salário.
Conforme informações divulgadas pela Câmara Municipal, o setor jurídico e administrativo está analisando detalhadamente os fatos, que precisam ser investigados pela autoridade policial. Com base nos detalhes narrados o presidente da Câmara de Vereadores Mauro do Atlântico solicitou a competente instauração de inquérito policial para que haja um completo esclarecimento, primando pela transparência e zelo com o recurso público.
Diante dos fatos a Procuradoria Jurídica do Poder Legislativo concluiu que existem indícios consistentes da prática dos delitos de peculato, falsidade ideológica e estelionato. Requereu-se da autoridade policial o recebimento da notícia-crime e a instauração do competente inquérito policial.
A questão também foi levada ao conhecimento do Ministério Público. Foi instaurada uma sindicância no âmbito da Câmara Municipal de Aquidauana.