O hino nacional cantado à capela na voz de Juci Ibanez, a primeira mulher sambista sólo de Mato Grosso do Sul, deu o tom da emoção que tomaria conta do auditório da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, durante a posse da nova diretoria, que aconteceu nesta sexta-feira (4).
O presidente Roberto Magno Cesar Botareli, natural de Aquidauana, reeleito para mais um mandato, lembrou do trabalho realizado nos últimos três anos e ponderou que esse é um momento de novas lutas para quem chega e de agradecimento para aqueles que estiveram no último triênio à frente dos trabalhos da entidade.
Ele citou algumas das conquistas realizadas durante a última gestão, como a implementação do Piso Nacional para 20 horas no estado, 1/3 da jornada para hora-atividade, unificação da carreira de administrativos junto à Educação, recuperação dos salários dos administrativos em mais de 90% acima da inflação, aumento do pró-funcionário de 5% para 10%, entre outras. ?Temos muitas conquistas que comemorar, cito apenas algumas aqui, porque se formos citar tudo que já conseguimos nestes 35 anos de entidade não vou sair daqui hoje?, brincou.
Mesmo reconhecendo que a classe trabalhadora conquistou muitas coisas nestes últimos anos, Roberto pontuou que ainda há muito o que fazer e o principal desafio é a reforma da lei 87 e a implementação do Piso nacional para 20 horas em todos os municípios de Mato Grosso do Sul até o ano de 2017. ?Queremos que a Lei do Piso para 20 horas seja uma realidade para todos?, disse.
Entre outros avanços, o presidente citou o crescimento do patrimônio da entidade, que, em nove anos, aumentou de R$ 2 milhões para R$ 15 milhões. ?Isso se deve as nossas conquistas e seriedade?, afirmou.
Agradecimentos
Roberto ainda agradeceu a classe política, aos presidentes dos Sinteds, seus diretores e delegados, aos movimentos sociais e sindicais e às mulheres, que representam 80% da classe trabalhadora da educação. Também afirmou se sentir honrado em assumir mais uma vez a direção da maior entidade de classe do Mato Grosso do Sul, que, hoje, representa não só a luta dos trabalhadores da educação, como de todos que sonham com uma sociedade mais justa, segundo ele.
A vice-presidente Sueli de Veiga Melo também disse estar honrada. ?Me sinto honrada em assumir mais essa tarefa aqui na Fetems, e a assumo com muita tranquilidade. Para mim, que comecei como professora em uma sala de aula multisseriada lá em Taquarussu e hoje estou aqui, é muita honra?.