Proposta é apoiar e fortalecer a pesquisa acadêmico-científica na área de Defesa Nacional
Karina Aguilar
Publicado em 05/01/2024 às 17:58
Atualizado em 10/09/2026 às 14:25
O Ministério da Defesa, por intermédio do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa), promove capacitação profissional de alto nível na área de Defesa. As inscrições para o Edital nº 36/2023 estão abertas até o dia 29 de fevereiro e devem ser feitas pelo Sicapes (Sistema de Inscrições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
A parceria entre o Pró-Defesa e a Capes, órgão vinculado ao Ministério da Educação, se propõe a apoiar e fortalecer a pesquisa acadêmico-científica na área de Defesa Nacional, com o financiamento de 15 projetos, com investimento total estimado em R$49,5 milhões. Cada projeto receberá até R$3,3 milhões para bolsas e recursos de custeio e de capital. As propostas devem abranger os eixos de economia, tecnologia e gestão de defesa; geopolítica, forças armadas e defesa; estudos estratégicos em defesa nacional; e defesa, desenvolvimento e meio ambiente.
As bolsas são para estudantes, professores e pesquisadores, dentro e fora do país. No Brasil, as modalidades são mestrado, doutorado, pós-doutorado e professor-visitante estrangeiro e, no exterior, doutorado-sanduíche, pós-doutorado, e professor-visitante sênior e júnior. A divulgação do resultado final está prevista para 4 de junho e a implementação dos projetos aprovados terão início em 1º de julho.
Clique aqui e confira o edital.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo