X
Geral

Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar em nove Estados

Compartilhe:

A-

A+

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de baixa umidade do ar às defesas civis dos Estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.


No sábado (15/09), a permanência da massa ar seco sobre grande parte do País manterá as condições de baixos índices de umidade relativa do ar no oeste da Bahia; Goiás; sul do Maranhão; sul, centro e leste do Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; norte e oeste de Minas Gerais; centro e sul do Piauí; São Paulo; Tocantins; e Distrito Federal. Alerta-se que a umidade relativa do ar mínima ficará abaixo de 25% em Goiás e 30% nos demais Estados. Em algumas localidades, poderá atingir índices ainda mais críticos, ou seja, cerca de 20%. A situação persistirá até domingo (16/09), com exceção dos Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.


Sendo assim, a Secretaria Nacional de Defesa Civil continua desaconselhando as atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta-se também para a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.


Alerta-se também que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Por isso, recomenda-se orientar a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e também evitarem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.


Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os nove Estados e para o Distrito Federal são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo