Geral
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (Capes/MEC) e o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores (DC/MRE) recebem inscrições, até 8 de novembro, para a atividade de leitor brasileiro em instituições universitárias estrangeiras. Há vagas em Angola, Argélia, Bolívia, Eslovênia, Guiana, Jamaica e Paraguai. O candidato pode concorrer a mais de um leitorado.
Os interessados devem ter nacionalidade brasileira e fluência na língua
estrangeira do país para o qual pretendem se candidatar. É necessário ter experiência didática no ensino de língua portuguesa para estrangeiros, na variante brasileira, de literatura e cultura brasileiras, e de teoria literária e lingüística.
O exercício do leitorado será de dois anos, podendo ser prorrogado, uma
única vez, por igual período. O leitor terá direito a passagens aéreas e auxílio financeiro mensal entre U$ 1,2 mil a U$ 4,2 mil, de acordo com o país de destino. A contrapartida das universidades é variável.
As atividades serão exercidas nas seguintes instituições: Universidade
Agostinho Neto, Luanda (Angola); Universidade de Oran, Argel (Argélia); Universidade Autônoma Gabriel René Moreno, Santa Cruz de La Sierra (Bolívia); Universidade de Primorska, Koper (Eslovênia); Universidade da Guiana, Georgetown (Guiana); Universidade das Índias Ocidentais, Kingston (Jamaica); e Universidade Católica de Assunção, Assunção (Paraguai).
DESPEDIDA
Velório reuniu familiares, amigos e moradores na Pax Universal; artesão morreu aos 72 anos
MEIO AMBIENTE
Restrição começou nesta quinta-feira na bacia do Paraguai; período segue até 28 de fevereiro de 2027
Voltar ao topo