Geral
Começa no próximo dia 26 a campanha nacional de vacinação da terceira idade. Em Mato Grosso do Sul, a meta é imunizar 153.562 idosos com 60 anos ou mais. A 10ª edição tem como tema "Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se!". A intenção é que cerca de 80% da população idosa de Mato Grosso do Sul sejam vacinados até o dia nove maio, data de encerramento da campanha.
"O objetivo do governo é reduzir os casos de gripe entre os idosos. Desde que a campanha começou, nós tivemos uma redução de 50% no número de internações por complicações causadas pela gripe", disse, em entrevista ao Primeira Notícia, a secretária de estado saúde, Beatriz Figueiredo Dobashi.
A preocupação dos profissionais da saúde é que a crença em alguns mitos sobre a imunização prejudiquem os resultados esperados. "Achar que a vacina induz a gripe é falta de noção da diferença entre gripe e resfriado. Um resfriado é uma virose que causa interferências relativamente banais ao sistema respiratório como escorrer o nariz e ficar espirrando. A gripe é uma virose sistêmica com reflexos respiratórios quase inexistentes; causa mais febre alta e dores no corpo", esclareceu o médico Roni Marques. Ele explicou ainda que não devem tomar a vacina idosos com alergia a ovo.
O Primeira Notícia é o radiojornal da FM 104,7 que vai ao ar de segunda a sexta-feira das 7 às 8h.
DESPEDIDA
Velório reuniu familiares, amigos e moradores na Pax Universal; artesão morreu aos 72 anos
MEIO AMBIENTE
Restrição começou nesta quinta-feira na bacia do Paraguai; período segue até 28 de fevereiro de 2027
Voltar ao topo