X
Geral

Mudança no fuso horário de 3 estados anima bancada de MS

Compartilhe:

A-

A+

Na última terça-feira passou a valer nos estados do Acre e em parte do Amazonas o novo horário que reduz de duas para uma hora a diferença em relação ao horário de Brasília. A alteração animou parlamentares sul-mato-grossenses que pedem mudanças por aqui.


A lei, sancionada pelo presidente Lula em abril deste ano, também deixa o estado do Pará com o mesmo horário da capital federal.


A proposta do senador Tião Viana (PT-AC) foi aprovada no senado em 24 de abril e até ser sancionada pelo presidente foram apenas dois meses.


Para o Estado de Mato Grosso do Sul, uma lei parecida foi apresentada pelo senador Delcídio (PT-MS). Nesse momento a proposta está nas mãos da Comissão de Constituição e Justiça.


A assessoria de imprensa do senador, afirma que a aprovação de projetos como esse, e como os que já estão valendo no norte do País, seriam parte integrante de um projeto maior: a intenção é deixar todo o Brasil com um único horário, o de Brasília.


A justificativa é de que este modelo de horário unificado já é bastante comum na Europa, que tem apenas um horário na maioria dos seus países.


Plano B - Outro senador, Valter Pereira (PMDB-MS), também apresentou proposta sobre o fuso horário do Estado, que está nas mãos da Comissão de Constituição e Justiça.
A idéia e por um plebiscito já inserido como pergunta nas próximas eleições, onde votariam somente os eleitores do Estado. No momento da votação para prefeito e vereadores o eleitor teria de responder a mais uma pergunta: se concorda ou não com a mudança no fuso.


Caso ocorra a consulta popular, Pereira deve votar a favor da mudança. Ele considera a defasagem cronológica em relação ao Distrito Federal geradora de impactos negativos no setor produtivo.


Entretanto afirma que só uma consulta popular pode respaldar uma alteração. "Não é admissível adotá-la pela vontade exclusiva do legislador" disse o senador.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo