Geral
Apesar do recuo registrado em maio, depois das altas nos primeiros meses do ano, a taxa de juro média cobrada nas operações de crédito ao consumidor registrou nova alta no sexto mês de 2008, passando de 47,4% ao ano em maio para 49,10% a.a. em junho, o mesmo patamar de abril de 2007 e a maior taxa desde março do ano passado (49,90%).
A constatação se baseia nos dados da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito, divulgada pelo Banco Central nesta terça-feira (29).
Ao mês, a taxa média praticada ficou em 3,38% em junho, o que representa avanço de nove pontos-base em relação ao mês anterior. Já na comparação com junho do ano passado, houve alta de sete pontos-base.
Evolução do spread
O spread bancário, que mede a diferença entre os juros cobrados nos empréstimos à pessoa física e aqueles pagos nas aplicações financeiras, também subiu frente a maio, passando de 2,44% para 2,51% ao mês.
Por modalidade de crédito
Uma análise da tabela abaixo permite constatar que a maior parte das modalidades de crédito registrou alta tanto na comparação anual como na comparação mensal.
Na comparação anual, destaque para o cheque especial, que subiu 70 pontos-base. Com relação ao mês de maio, destaque para crédito pessoal, que subiu 18 pontos-base.
DESPEDIDA
Velório reuniu familiares, amigos e moradores na Pax Universal; artesão morreu aos 72 anos
MEIO AMBIENTE
Restrição começou nesta quinta-feira na bacia do Paraguai; período segue até 28 de fevereiro de 2027
Voltar ao topo