Geral
O Centro Regional de Atendimento Especializado em DST/HIV/Aids (CRAES) da Prefeitura Municipal de Aquidauana realiza parceria com os presídios de Aquidauana para juntos desenvolverem a Campanha "Fique Sabendo".
Esta campanha do Ministério da Saúde visa incentivar o diagnóstico do HIV, fundamental para o controle da epidemia de AIDS. Como, também, uma medida de esclarecimento que leva à conscientização e adoção de cuidados pela sociedade, e possibilita o acesso ao tratamento com maior rapidez e melhores resultados para a saúde.
Dentro dos Presídios de Regime Fechado e no Semi-Aberto de Aquidauana, o projeto "Fique Sabendo" é desenvolvido por uma assistente social e uma psicóloga, onde os internos são orientados para atuar como multiplicadores a outros internos e familiares, dessa forma, atingindo a sociedade. E ainda são orientados que prevenção é a melhor opção, tornando-se assim, fundamental o uso da camisinha.
Além do teste e de tratamento gratuito, se necessário, o CRAES disponibiliza apoio e orientação pela equipe técnica especializada antes e depois do resultado, materiais educativos e de prevenção como: folhetos, folders, cartilhas, cartazes, preservativos masculinos e femininos e camisetas. E ainda a realização do teste anti HIV, para que a pessoa saiba, de modo precoce, se adquiriu o vírus da Aids.
Saúde
Dados ajudam a orientar ações de prevenção e saúde pública; município também havia aparecido entre os cinco primeiros no levantamento referente ao primeiro quadrimestre
Ação da Polícia Civil
Cachorro apresentava lesão na cabeça e infestação por parasitas e precisou ser internado; prisão ocorreu após avaliação veterinária
Voltar ao topo