X

Geral

Embrapa estuda resistencia dos carrapatos em fazendas de MS

Compartilhe:

A-

A+

A Embrapa Gado de Corte, de Campo Grande (MS), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), investiga o nível de resistência dos carrapatos em propriedades de Mato Grosso do Sul. O trabalho é fruto de um projeto de pesquisa aprovado pela Embrapa sob a responsabilidade de dois pesquisadores: os médicos-veterinários Ana Karla Moulard de Mello, da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Renato Andreotti e Silva da Embrapa Gado de Corte.


O projeto sobre monitoramento da resistência dos carrapatos aos carrapaticidas em bovinos nas bacias leiteiras de Mato Grosso do Sul tem por objetivo conhecer o índice de resistência dos carrapatos a produtos antiparasitários e indicar meios e métodos de minimizarem o problema.


Segundo os pesquisadores, a metodologia utilizada no trabalho possibilitará a comparação dos resultados regionais entre si com os já realizados em outros países. O projeto prevê coletas de amostras de carrapatos de forma estimulada em 50 municípios do Estado de MS e nas oito bacias leiteiras.


As informações técnicas do projeto e os resultados dos testes serão divulgados bem como os procedimentos corretos no manejo de carrapaticidas. A pesquisadora Ana Karla, da Agraer, diz que espera conhecer a realidade do desenvolvimento da resistência dos carrapatos no Estado do Mato Grosso do Sul e também criar condições para novas orientações de seu controle.


Esperamos reduzir os custos de produção de bovinos e a contaminação ambiental pelo uso dos produtos químicos. Ao adotar um controle mais eficiente do uso de carrapaticida, os consumidores de leite, carne e seus derivados serão beneficiados devido a uma menor contaminação desses produtos, conclui.


Já o coordenador do projeto, Renato Andreotti, alerta para o fato de que o controle do carrapato por meio de carrapaticidas naturalmente leva ao desenvolvimento da resistência por pressão de seleção, mas que o uso inadequado dos produtos pode levar ao desenvolvimento da resistência em períodos mais curtos. O produtor pode se preocupar com o carrapato quando a infestação estiver muito alta e os prejuízos em um nível elevado. Assim, o nosso objetivo é incentivar o controle estratégico com apoio técnico na propriedade, diz Andreotti.


Os carrapatos são um grande problema para o produtor no dia-a-dia da propriedade, problema agravado atualmente por uma série de fatores, entre eles a intensificação dos sistemas de produção com aumento do grau de sangue europeu; aumento da resistência das populações de carrapatos às bases químicas disponíveis no mercado e pequeno esforço na difusão das informações técnicas disponíveis para o controle.


Os carrapatos transmitem doenças como a tristeza parasitária bovina, cujos agentes são a Babesia e o Anaplasma; causam orifícios no couro dos animais, desvalorizando o produto e também permitindo a penetração de larvas de moscas causadoras das bicheiras e do berne. As informações são da Embrapa Gado de Corte.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Ação policial recupera implemento agrícola furtado de fazenda em Aquidauana

ZONA RURAL

Ação policial recupera implemento agrícola furtado de fazenda em Aquidauana

Equipamento foi levado da Fazenda Taboco na noite de domingo; caminhão suspeito de transportá-lo também foi localizado

Câmara de Aquidauana elege nova Mesa Diretora para 2027/2028

POLÍTICA

Câmara de Aquidauana elege nova Mesa Diretora para 2027/2028

Chapa "Um Novo Tempo" foi eleita com 12 vereadores presentes; Wezer Lucarelli assume a presidência pela segunda vez

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo