X
Geral

Bebê precisa de sangue AB- para cirurgia no coração

Compartilhe:

A-

A+

A menina Jéssica, de um ano e três meses, filha dos anastacianos Péricles Garcia dos Santos e Elisângela Dias Filgueiras dos Santos, precisa com urgência de sangue do tipo AB negativo para realizar uma cirurgia cardíaca. Com dificuldade para respirar e se alimentando por meio de sonda, ela depende de dez bolsas do sangue considerado raro para fazer a operação que pode salvar sua vida.


A mãe da criança, Elisângela, explica que a operação foi marcada para a próxima terça (31), mas será realizada somente se houver disponível o tipo sanguíneo AB-. "Sem o sangue, não tem como fazer cirurgia", diz.


Segundo ela, a médica da criança informou que o procedimento deve ser feito com urgência, pois quanto maior a demora, maior a dificuldade da criança para respirar e sobreviver. Por conta disso, o operação foi marcada ontem mesmo, já para a próxima semana.


Com a esperança de que a menina consiga levar uma vida saudável, a família faz um apelo por conta da dificuldade em encontrar esse tipo sanguíneo. "Não tem uma gota no Estado inteiro", afirma a mãe.


Dificuldades - Logo que nasceu, a criança teve dificuldades para respirar, conta Elisângela. Ela teve que ficar por três meses na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal.


Segundo ela, o problema no coração foi descoberto apenas oito dias após o nascimento. Com a 'cardiopatia congênita' vieram problemas nos pulmões, na respiração e a dificuldade para se alimentar.


Apesar de a cirurgia ser considerada de alto risco, a mãe acredita que essa é a única forma da menina conseguir se recuperar dos problemas de saúde. "Ela vai ter mais conforto e poder respirar", afirma.


Ajuda - As dez bolsas de sangue devem ser coletadas até este sábado (28). Interessados podem entrar em contrato com a família pelos telefones (67) 9922-8038 / 9619-8300


As doações também podem ser feitas no Hemosul, em Campo Grande, ou direto na Santa Casa em nome de Jéssica Filgueiras Garcia dos Santos.


Os doadores devem ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem alimentados.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo