dothCom Consultoria Digital
Publicado em 20/04/2009 às 14:42
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
Dentre as diversas manifestações que marcaram as comemorações do Dia do Índio, em Aquidauana, uma das mais tocantes foi protagonizada por Wanderley Cardoso, na aldeia Limão Verde. O terena, que faz doutorado em História da Educação na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre-RS, com bolsa da Fundação Ford, citou a obra "Do Índio ao Bugre", de Roberto Cardoso, onde o autor argumenta que os terenas são cada vez menos índios e cada vez mais bugres, na medida em que deixam sua cultura e se envolvem com os costumes dos brancos.
Com base nos esforços que estão sendo observados na região de Aquidauana, pelo resgate da cultura, Wanderlei rebateu: "O terena continua sendo terena, mesmo tendo acesso as tecnologias modernas". Na perspectiva do doutorando, seu povo é capaz de transitar no mundo dos brancos, sem perder contato com suas raízes. Ao concluir, colocou-se como exemplo, referindo-se ao seu "rosto redondo", que sempre o caracterizará como terena, mesmo transitando no mundo dos brancos.
Atento ao testemunho eloqüente do representante terena no mundo acadêmico, o prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB), ao ser-lhe franqueada a palavra, disse que o seu governo quer respeitar "o seu povo", dirigindo-se a Wanderlei. "A cidade e a aldeia não podem viver em universos paralelos", lembrou Fauzi. E arrematou: "Não temos o rosto redondo dos terenas, mas temos a alma terena".
Com voz
O fortalecimento da cultura terena foi lembrado em vários momentos, no final de semana, pelas autoridades que prestigiaram as solenidades alusivas ao Dia do Índio. A boa formação e influencia de muitos de seus filhos tem merecido destaque pelo mundo afora. Um dos líderes formados na região de Aquidauana, Marcos Terena, esteve recentemente na Corte Interamericana dos Direitos Humanos, em Washington-DC. Na oportunidade foi porta voz de algumas das bandeiras de seus patrícios, entre elas a falta de uma política indigenista governamental e a situação fundiária das etnias terena, guarani e kaiowás em Mato Grosso do Sul.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo