dothCom Consultoria Digital
Publicado em 07/05/2009 às 08:01
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
O prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) recebeu nesta terça-feira (05) a terceira maior autoridade militar do Exército Brasileiro, o general de exército Raymundo Nonato Cerqueira Filho, comandante de operações terrestres. Em sua comitiva estavam o general de exército Renato Joaquim Ferrarezi, Comandante Militar do Oeste, os generais de divisão Paulo Kazunori Komatsu, vice chefe do departamento de engenharia e construção, Carlos Norberto Lanzellotti, sub-chefe de logística do Estado Maior de Defesa, os generais de Brigada Willians José Soares, sub-chefe do comandante de operações terrestres e Sérgio José Pereira, chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Oeste.
A visita da equipe aconteceu em função do treinamento de 250 homens do exército brasileiro que embarcarão para o Haiti, no mês de junho, cuja etapa final foi mais uma vez realizada em Aquidauana. Com o chefe do executivo aquidauanense eles estiveram no Núcleo de Educação Infantil Andréa Pace, onde os militares em fase de treinamento realizavam uma missão de grande valor para o Governo Municipal. Além de alegrar o dia da criançada, proporcionaram uma seção de higiene bucal, restauraram a placa de identificação do Núcleo, pintaram os muros e paredes com desenhos. "É bem simples, mas são ações importantes. Fazemos isso lá no Haiti e aqui aproveitamos à necessidade da escola e já realizamos o treinamento", explicou o tenente Eduardo Augusto Pereira.

Categórico o prefeito Fauzi afirmou que "este trabalho trás a paz. Quando não há trabalho, há discórdia. Estamos acompanhando com satisfação essa ação específica desse grupo que treina em Aquidauana, com destino ao Haiti". Acompanhando a importante agenda do prefeito, o Gerente de Obras Mac, acrescentou "É muito importante essa comunicação do exército com a população".
Alegrando a criançada, disfarçado de palhaço, o sargento Gildo Maia Penedo Junior, que compõe o contingente que embarcará para o Haiti disse que estão preparados para encarar a miséria do pai. "Passamos por um bom treinamento. Sabemos o que vamos encontrar, nosso psicológico é bem preparado. Nossa missão é fazer com que aquele país cresça e se desenvolva". Referindo-se a Aquidauana o sargento - que é do Rio de Janeiro - revelou: "É uma cidade acolhedora, muito boa". A equipe que está finalizando treinamento em Aquidauana é especialista em perfuração de poços, construção de verticais e de pontes.
O general Cerqueira lembrou que a primeira vez que o Exército brasileiro foi ao Haiti teve a missão de combater a bandidagem. "Não era uma guerra fria, era bandidagem mesmo, eles conflitavam com a gente. Hoje eles já aceitam. Lá no Haiti desenvolvemos todos os dias ações na área de saúde". Referindo-se a Aquidauana agradeceu ao apoio do prefeito e da população. "Essa parceria do Governo Municipal é muito importante, ocupamos algumas instalações públicas, sem custo algum. Quero agradecer ao prefeito pela forma como acolhe nosso comandante Abílio Sizino".
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo