Geral
Desde o mês de Abril, a Gerência Municipal de Saúde e Saneamento (GESAU), oferece atendimento com os fisioterapeutas Evelyn Nepomuceno e Jean Oliveira para acamados de todas as ESFs (Estratégias de Saúde da Família) e UBS (Unidades Básicas de Saúde) nos diversos bairros de Aquidauana.
Segundo o fisioterapeuta Jean Oliveira, além de aferir pressão ele propõem aos pacientes exercícios que "auxiliam na respiração, circulação e impede que a musculatura atrofie", explica.
Evelyn Nepomuceno, outra profissional que atua com fisioterapias na GESAU, conta que os exercícios são aplicados de acordo com o quadro clínico de cada paciente. "Eu procuro fazer com que o paciente se torne o mais independente possível, esse é o nosso maior objetivo, mas isso é um trabalho a longo prazo".
A dona de casa aposentada Arlete Louveira que já sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) é uma das pacientes beneficiadas pela iniciativa. "Eu não tenho condições de me deslocar até o posto, e esse trabalho aqui na minha casa é bom demais", revela, agradecendo ao prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) pelo apoio dado à saúde do município.
Outro que está satisfeito com a iniciativa é o senhor Carlos Ferreira. Aposentado de 59 anos, com fratura no fêmur e arritmia cardíaca, ele se sente mais disposto com as atividades realizadas pelo profissional da GESAU. "Meu pai não estava andando, nem sentava, agora ele já caminha devagar, isso já é um avanço", diz Fátima Ferreira - filha do "seo" Carlos.
Para o Gerente de Saúde e Saneamento, Paulo César dos Reis, o trabalho dos fisioterapeutas vai ao encontro das necessidades da população acamada. "O trabalho de humanização e acolhimento na saúde é o nosso foco, e esse trabalho (dos fisioterapeutas) representa isso".
AGRICULTURA FAMILIAR
Programação começa às 15h na Praça Garibaldi Medeiros; evento é uma grande tradição às vésperas dos fins de semana
OPORTUNIDADES
Oportunidades contemplam vagas locais e regionais; atendimento ocorre das 07h às 13h
Voltar ao topo