dothCom Consultoria Digital
Publicado em 14/07/2009 às 13:59
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
Dados do Ministério do Trabalho e Emprego apontam que em maio, pela primeira vez neste ano, o número de requerentes do seguro-desemprego caiu em relação ao mesmo período do ano passado, uma demonstração de reação da economia de Mato Grosso do Sul.
Mês a mês o número de requerimentos de seguro-desemprego vinha aumentando ao longo do ano, trajetória encerrada no mês de maio, quando houve redução superior a 8% no número de pedidos.
Foram 7.357 requerimentos contra 8.058 em maio do ano passado. A maior parte deles, 27%, no comércio, um setor extremamente sensível e que responde de forma rápida às intempéries econômicas. Os setores de serviço, industria, agropecuária e construção civil vêm na seqüência.
No acumulado do ano, porém, houve aumento de 10% nos pedidos de seguro-desemprego.São 45.162 requerimentos de seguro desemprego contra 41.044.
O economista Áureo Torres, do Observatório do Mercado do Trabalho, explica que os dados sinalizam que a economia está reagindo e o consumo voltou ao seu estado normal. "Mas vai seguir estável, com crescimento pequeno e não aquele que tivemos em 2007 e 2008", afirma. O clima é de expectativa em relação ao que ocorrerá nos cenários nacionais e internacionais.
Caged - Após atingir o pior nível de geração de empregos formais do ano, em abril, o mercado de trabalho de Mato Grosso do Sul reagiu em maio com saldo de 1.312 vagas (diferença entre admitidos e demitidos), conforme mostra o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Demitidos).
Em abril deste ano o saldo entre admitidos e demitidos em todos os setores foi de 314 vagas. Isso ao passo em que em abril do ano passado foram 2.592 e em 2007 de 4.513 vagas. Os dados referentes a junho ainda não foram divulgados pelo Ministério do Trabalho.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo