X
Geral

Piraputanga completa hoje 71 anos de história

Compartilhe:

A-

A+

Um lugar exuberante, com belezas naturais, ar puro e bastante tranqüilidade, distante 26 km de Aquidauana, completa hoje, 07 de outubro, 71 anos como um espaço de ocupação humana e muitas histórias para serem contadas. Trata-se de Piraputanga, distrito fundado por baianos e pernambucanos, que chegaram ao local atraídos pela notícia do garimpo.


Com uma área de cerca de 3 mil hectares,  à margem esquerda do Rio Aquidauana e entre um conjunto de morros da Serra de Maracajú, o vilarejo ganha grande movimento nos finais de semana, com a presença de turistas e especialmente  médicos, profissionais liberais, políticos e produtores rurais da capital, que ali tem propriedade e curtem a tranqüilidade do local.



A rotina de Piraputanga é marcada pela pesca e criação de gados. No campo da religiosidade e cultura tem uma das festas juninas mais concorridas da região, movimentando o distrito por vários dias. Seus bailões, realizados com freqüência na sede da Associação dos Moradores do vilarejo e na Associação da Furna dos Baianos, local de rara beleza.


Sobre o momento presente quem avalia é o presidente da Associação de Moradores de Piraputanga, Humberto Cristaldo, mais conhecido por "Jiripoca". "Nosso distrito melhorou bastante", diz ele, referindo-se aos serviços que o governo municipal tem executado nos últimos meses.  Ele destaca a recuperação de estradas e a limpeza como alguns dos benefícios que estão mudando o seu cotidiano.


Mais recentemente uma iniciativa do setor privado tem contribuído para a projeção do distrito. Trata-se da Casa de Cultura Dona Zica, fundada pelos jornalistas Maia Faria e Luis Carlos Pael, que tem estimulado diversas iniciativas culturais especialmente para crianças, jovens e adolescentes.  Há no distrito, também, um ativo PETI, coordenado por Michela Arantes.


"Por essas e outras razões as  perspectivas de futuro são boas", avaliam moradores de Piraputanga e da Furnas, reduto quilombola que dista há cerca de três quilômetros do núcleo principal de moradores. Citam como outros exemplos a melhoria de uma das pontes de acesso à Camisão e a construção de 20 residências, numa parceria entre os governos do Estado e Municipal.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo