X
Geral

Justiça Federal proíbe divulgação de gabarito do Enem

O Ministério da Educação admite refazer o exame apenas para os alunos que receberam os cadernos amarelos com erro de impressão.

Compartilhe:

A-

A+

Em Belo Horizonte, Alessandro não se conforma. Fez a prova do Enem e se sentiu prejudicado pelos erros. “Isso complicou muito, me fez perder muito tempo na prova”, diz Alessandro Silveira.

Em Brasília, o que incomoda Carolina dos Santos é a indefinição: de um lado a determinação do governo de fazer a prova valer, de outro, a decisão da justiça de cancelar tudo.

“A gente estuda o ano todo pra fazer a prova e chega no final a gente não sabe se a prova vai ser válida ou não então. A gente fica meio receoso”, diz Carolina.

Se a prova do Enem vai ser válida ou não, isso nem o governo sabe. A juíza Karla Miranda Maia, da Justiça Federal do Ceará, suspendeu até a divulgação do gabarito. A advocacia geral da União pretende convencer a juíza da validade dos exames. Se não conseguir, já decidiu que vai recorrer.

“Nós temos a pretensão de levar, caso ela não reconsidere, a própria liminar, levar a questão ao tribunal”, fala o adbogado geral da União Luiz Adams.

O Ministério da Educação admite refazer o exame apenas para os alunos que receberam os cadernos amarelos com erro de impressão. Seriam menos de 1.800. O ministro garante que a nova prova terá o mesmo grau de dificuldade da anterior e ninguém ficará prejudicado.

“Não há razão efetivamente pra reaplicar pra todos os estudantes”, afirma o ministro da Educação Fernando Haddad.

Na semana que vem o ministro Fernando Haddad vai dar explicações na comissão de educação do Senado. Hoje ele conversou com a Ordem dos Advogados do Brasil.

“Se a prova resguardar o princípio da igualdade constitucionalmente previsto não vejo problema dela ser aplicada pra um número reduzido de pessoas”, diz o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Justiça mantém presa mulher que agrediu cachorrinha em Aquidauana

Audiência de custódia

Justiça mantém presa mulher que agrediu cachorrinha em Aquidauana

Decisão foi tomada nesta quinta-feira, durante audiência de custódia em Aquidauana; Ministério Público havia pedido a conversão da prisão em preventiva

Agências da Caixa de Aquidauana e Anastácio estão sem atendimento

Greve nacional

Agências da Caixa de Aquidauana e Anastácio estão sem atendimento

Paralisação dos funcionários começou nesta quinta-feira e segue por tempo indeterminado; clientes podem recorrer a canais digitais, caixas eletrônicos e lotéricas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo