X

Geral

IBGE prevê safra recorde de 161,5 milhões de toneladas este ano

Compartilhe:

A-

A+

A produção nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve chegar a 161,5 milhões de toneladas, volume 8% superior à safra recorde obtida em 2010 (149,6 milhões de toneladas). A previsão é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que divulgou hoje (6) a sexta estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de 2011.
 
A área a ser colhida em 2011 deverá somar 49 milhões de hectares, um acréscimo de 5,3% em comparação à de 2010. O arroz, o milho e a soja, que representam 90,5% do volume da produção de grãos, respondem por 82,4% da área a ser colhida. No caso do arroz, a área a ser colhida deve aumentar 1,5% e a produção, 18,1%. Em relação ao milho, a estimativa é que a área colhida cresça 5,3% e a produção, 3,2%. Para a soja, os percentuais são 3,4% e 9,3%, respectivamente.
 
A Região Sul aparece com o maior volume de produção, 68,1 milhões de toneladas. O Paraná mantém a liderança na produção nacional de grãos, com a participação de 20,5%, seguido por Mato Grosso, com 19,3%, e pelo Rio Grande do Sul, com 17,7%.
 
Na Região Centro-Oeste, a produção de grãos deve chegar a 55,8 milhões de toneladas. No Sudeste, deve totalizar 17,1 milhões de toneladas; no Nordeste, cerca de 16 milhões de toneladas; e no Norte, 4,3 milhões de toneladas. A expectativa é que todas regiões registrem incremento na comparação com 2010 (Norte, de 8%; Nordeste, de 37,1%; Sudeste, de 0,3%; Centro-Oeste, de 6,3%; e Sul, de 6%).
 
Entre os 25 produtos analisados, 17 apresentam variação positiva na estimativa de produção em relação ao ano anterior, com destaque para o algodão herbáceo em caroço (76,7%), amendoim em casca primeira safra (25,5%), arroz em casca (18,1%), a batata-inglesa primeira safra (13,4%) e o feijão em grão primeira safra (30,3%).
 
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também divulgou hoje, em Brasília, uma projeção para a safra nacional de grãos. A colheita de grãos na safra 2010/2011, que se encerrou no dia 30 de junho, deve se consolidar em 162 milhões de toneladas. O volume supera em 8,6%, ou 12,8 milhões de toneladas, o recorde anterior (da safra passada), quando foram colhidos 149,2 milhões de toneladas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 20 vagas de emprego nesta terça

OPORTUNIDADES

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 20 vagas de emprego nesta terça

Oportunidades contemplam vagas locais e regionais; atendimento ocorre das 07h às 13h

Projeto coordenado em Aquidauana busca avanços na criação de pacu

PISCICULTURA PANTANEIRA

Projeto coordenado em Aquidauana busca avanços na criação de pacu

Iniciativa recebeu R$ 4,4 milhões da Finep; pesquisa prevê novas tecnologias e capacitação de agricultores familiares

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo