X

Águas do Miranda

PMA resgata curicaca que ficou presa em linha de anzol

Essa é a terceira ave regatada este mês na mesma situação

Compartilhe:

A-

A+

A PMA (Polícia Militar Ambiental) do Distrito de Águas do Miranda, no município de Bonito, resgataram ontem (17) à tarde uma ave da espécie curicaca, de linha de anzol.

Um pescador, de 50 anos, procurou a PMA informado que o animal estava à margem da rodovia MS-345, enroscada em linha de anzol e sem poder voar. A equipe foi ao local e conseguiu capturar a ave da espécie curicaca (Theristicus caudatus).

Com muito cuidado, os policiais conseguiram retirar a linha de náilon que estava enroscada nas patas da ave e já havia causado ferimentos. Se ficasse mais tempo, com o movimento do animal, a linha iria amputar uma das patas. A equipe pediu atendimento de um médico veterinário à curicaca, o qual tratou o ferimento e atestou que a ave poderia ser devolvida à natureza.

A distância que a ave estava do rio Miranda era de aproximadamente 800 metros e os Policiais calculam que ela se enroscou na linha, possivelmente quando tentou se alimentar com iscas que estaria em anzol de galho armado no rio. Este é o terceiro caso de aves resgatadas pela PMA nesta mesma situação. A curicaca foi solta no seu habitat e voou normalmente.

Outros casos

Policiais Militares Ambientais de Coxim, resgataram no início do mês uma ave silvestre da espécie garça-branca-grande (Ardea alba) presa em um anzol de galho, no rio Taquari, na região conhecida como Barranco Vermelho, no município, a 15 km da cidade.

Já no dia seguinte (5), Policiais Militares Ambientais de Naviraí também resgaram uma ave silvestre da espécie garça-real-europeia (Ardea cinerea) presa em um anzol de galho no rio Amambai no município, a 50 km da cidade.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Moradores prestam últimas homenagens a Lourival em Aquidauana

DESPEDIDA

Moradores prestam últimas homenagens a Lourival em Aquidauana

Velório reuniu familiares, amigos e moradores na Pax Universal; artesão morreu aos 72 anos

Piracema impõe restrições à pesca nos rios de Mato Grosso do Sul

MEIO AMBIENTE

Piracema impõe restrições à pesca nos rios de Mato Grosso do Sul

Restrição começou nesta quinta-feira na bacia do Paraguai; período segue até 28 de fevereiro de 2027

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo