Ministro do Brasil assinou documento
Rayani Santa Cruz
Publicado em 28/07/2022 às 20:00
Atualizado em 10/09/2026 às 14:19
Ministros da Defesa de 21 países das Américas assinaram, nesta quinta-feira (28), a Declaração de Brasília, com compromissos dos estados membros no âmbito da conferência. O Brasil também assinou o documento valido para o biênio 2023/2024. A carta, entre outros pontos, fala da defesa incondicional à democracia e critica a invasão russa à Ucrânia.
Conforme o Metrópoles, cm o apoio dos Estados Unidos, o Canadá havia sugerido que o documento abordasse a guerra na Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro deste ano, com a invasão pela Rússia. O Brasil tentou barrar as críticas ao conflito.
Entretanto, Canadá, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Haiti, Paraguai e República Dominicana reiteram a reprovação da maneira incisiva sobre a invasão ilegal, injustificável e não provocada na Ucrânia.
Segundo o site, assim, o texto da declaração condena a invasão da Ucrânia e os atos de violência exercidos por grupos armados que terrorizam a população no Haiti. E os 21 representantes de países que vieram ao Brasil assinaram o documento (a comissão é formada por 34, mas 13 nações não mandaram representações).
“Não são meios legítimos para resolver disputas, de modo que os Estados-Membros da CMDA (Conferência dos Ministros da Defesa das Américas) esperam solução pacífica tão pronto seja possível”.
Ainda na declaração, o Brasil reconhece a Organização das Nações Unidas (ONU) como foro com mandato adequado para tratar o conflito na Ucrânia.
Em pronunciamento durante o evento, nesta quinta (28), o ministro da Defesa do Brasil, general Paulo Sérgio Nogueira, frisou o “compromisso com a democracia” de todos os países representados no evento.
“O compromisso dos nossos países com a democracia e com a liberdade é um importante aspecto que deve nortear as conversações no âmbito da CMDA”, declarou. “Os Estados-Membros assinaram a declaração de Basília, que registra o resultado dos debates sobre temas de defesa e segurança”.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo