X

Justiça

Paraíso das Águas inaugura unidade de apoio ao TJMS

Unidades de apoio prestam atendimento em municípios que não têm comarca

Compartilhe:

A-

A+

A cidade de Paraíso das Águas inaugurou, nesta segunda-feira (3), a Unidade de Apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, para ampliar o acesso aos atendimentos judiciários na região que não tem uma comarca. A nova unidade terá disponível serviços do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania). 

O presidente do Tribunal de Justiça, Des. Carlos Eduardo Contar, esteve no município, junto com o prefeito Anízio Sobrinho de Andrade para assinara o termo de parceria para a instalação da unidade de apoio à justiça, a segunda instalada no Estado – a primeira foi entregue em Juti. “A modernidade nos dá a condição de trabalhar à distância”, comentou, reforçando que a estrutura também garantirá a constante presença do juiz, aumentando o acesso da população à justiça e dando solução devida para as demandas.

Para o prefeito Anízio Sobrinho de Andrade, o que antes era um sonho, hoje é realidade. “A sociedade já sofreu muito, perdendo audiências em Costa Rica. Ou tinha que ir um dia antes e arcar com despesas que normalmente não tinham como custear. Essa unidade gera economia e traz segurança para os munícipes”.

A juíza Bruna Tafarelo, diretora do Foro da comarca de Chapadão do Sul, falou do prosseguimento de um projeto iniciado há alguns anos, que com a melhora da estrutura se pode garantir o que está escrito da Constituição Federal, e assegura a aproximação da justiça e a população.

Além de autoridades locais esteve presente o juiz Sílvio Cézar do Prado, da 1ª Vara da comarca de Chapadão do Sul, o presidente da Câmara, Leonardo Coreane Dias, o procurador do município, Anderson Moreira de Araújo, e o prefeito de Costa Rica em exercício, Roni Cota.

As Unidades do Poder Judiciário para apoio da justiça nos municípios que não tem sede de comarca, constituem-se em estruturas físicas e tecnológicas compatíveis, capaz de proporcionar o exercício pleno da atividade jurisdicional.

Sua criação está normatizada pelo Provimento n. 561/2021 para atender as premissas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na Resolução n. 194/2014, no tocante à Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição, que objetiva desenvolver, em caráter permanente, iniciativas voltadas ao aperfeiçoamento da qualidade, da celeridade, da eficiência, da eficácia e da efetividade dos serviços judiciários da primeira instância.

De acordo com a parceria do TJMS oficializada com o Poder Executivo de Paraíso das Águas, o município disponibiliza, sem ônus para o Tribunal de Justiça, o local para sediar a unidade, com instalações elétricas, hidráulicas, telefônicas e telemáticas, bem como manutenção, limpeza e segurança do respectivo prédio.
 
A prefeitura também é responsável pela cedência de um servidor e um estagiário/mirim, de segunda a sexta-feira, no período das 12 às 19 horas, conforme o expediente forense. O TJMS disponibiliza equipamento de informática, mobiliário e capacitação dos servidores cedidos pelo município, além de oferecer os meios de comunicação necessários para que as partes e seus advogados possam entrar em contato remoto com a respectiva Unidade do Poder Judiciária.

Para o atendimento presencial, a juíza diretora do Foro de Chapadão do Sul se deslocará até a unidade pelo menos uma vez no mês.

A Unidade fará atermação de ações de competência dos juizados especiais, quando o valor da causa for igual ou inferior a 20 vezes o salário-mínimo; expedição de certidão de comparecimento nos processos em que foi concedida a suspensão condicional do processo; certidão de comparecimento de reeducandos do regime semiaberto/aberto, quando expressamente determinado pelo juízo da execução penal; fornecimento de informações processuais, observado o nível de sigilo do processo e as normas da Corregedoria-Geral de Justiça; e audiências de custódia por videoconferência e acompanhar o ato, prestando todo o auxílio necessário ao magistrado que presidir a audiência, além de realizar sessões do Cejusc.
 
No local também estão os serviços do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal Regional Eleitoral e poderá ter outros órgãos, por meio de parcerias a serem firmadas com objetivo de melhor atender a população de Paraíso das Águas.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Confira o calendário de pagamentos em setembro do Bolsa Família

Confira o calendário de pagamentos em setembro do Bolsa Família

Primeiros a receber o pagamento do Bolsa Família de setembro serão os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) com final 1.

Prova que avalia formação médica ocorre neste domingo em todo país

EDUCAÇÃO

Prova que avalia formação médica ocorre neste domingo em todo país

Enamed afere aprendizado de estudantes e avalia cursos de medicina

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo