X

Meio Ambiente

Motorista é autuado por capturar javali de 150 kg na MS-289 de Naviraí

Infrator iria levar animal para uma fazenda em Amambai

Compartilhe:

A-

A+

Um homem de 35 anos foi autuado em flagrante pela PMA (Polícia Militar Ambiental), por capturar e transportar em uma jaula um javali de 150 quilos, na MS-289, em Naviraí, na tarde de quinta-feira, 27. 

O infrator estava em uma caminhonete S10 e deixou a jaula na carroceria, transportando o animal exótico adulto vivo. Ele contou aos policiais que assumiu a manutenção continuada do animal exótico em uma propriedade rural na cidade de Eldorado. 

Ele ainda levaria o animal para outra fazenda na cidade de Amambai, onde entregaria o javali para uma terceira pessoa, a qual recusou-se a identificar.

Espécie invasora

A normativa do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) número 3 de 31 de janeiro de 2013, declara que todas as formas, linhagens, raças e diferentes graus de cruzamento com o porco doméstico, permitindo, inclusive, desde que com licença do órgão ambiental, que se pudesse fazer o seu controle , porém, proíbe o transporte do animal vivo, como criações, ou manutenção de espécimes, entre outras proibições.

O javali e o veículo com a jaula foram então apreendidos, devido à caracterização de crime ambiental e infração administrativa, em razão da contribuição para o descontrole da espécie nociva, contrariando a norma. O infrator foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 2 mil. Ele também responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá pegar pena de três meses a um ano de detenção.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Samu de Aquidauana leva experiência sobre crises psiquiátricas ao Paraguai

Setembro Amarelo

Samu de Aquidauana leva experiência sobre crises psiquiátricas ao Paraguai

Equipe participou de capacitação para acadêmicos de Medicina em Pedro Juan Caballero; atividade abordou prevenção ao suicídio e atendimento pré-hospitalar

Campanha de doação de sangue será realizada em Bonito no dia 24

Saúde

Campanha de doação de sangue será realizada em Bonito no dia 24

Ação vai ocorrer das 07h às 17h na Unidade ESF Centro; população poderá contribuir para reforçar os estoques destinados a pacientes que precisam de transfusão

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo