X

Segurança

Defensoria reduz pena e anula punição de homem em Água Clara

Homem havia sido preso e condenado a 10 anos por tráfico

Compartilhe:

A-

A+

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul obteve uma vitória no Tribunal de Justiça do estado, conseguindo reduzir e, por fim, extinguir a pena de um assistido condenado por tráfico de drogas.

O defensor público de segunda instância, Francisco Carlos Bariani, relatou que, na primeira instância, o homem foi sentenciado a 10 anos de reclusão. A condenação envolvia não apenas o tráfico, mas também a associação com outros réus e adolescentes, o que complicou ainda mais a situação do assistido, que se encontrava em regime fechado.

Após uma análise detalhada do caso, a Defensoria apresentou diversos recursos. Um dos principais avanços foi o reconhecimento da colaboração premiada do assistido. "Conseguimos comprovar que ele havia colaborado de forma significativa com as investigações, fornecendo informações detalhadas sobre a operação do tráfico e ajudando na identificação e prisão de outros envolvidos. Essa colaboração se encaixou nos critérios do artigo 41 da Lei de Drogas, permitindo a redução da pena", explicou Bariani.

Graças a essa colaboração, a pena do assistido foi reduzida em até 2/3. Além disso, o defensor identificou um erro processual, já que o tempo entre o recebimento da denúncia e a publicação da sentença ultrapassava o prazo legal, configurando prescrição retroativa.

Com base nisso, a Defensoria protocolou um novo recurso no TJMS, argumentando que a punição deveria ser anulada. "Nossa defesa demonstrou que havia decorrido tempo suficiente para que a prescrição fosse reconhecida. O Tribunal acolheu nosso argumento e extinguiu a punibilidade do assistido", concluiu o defensor.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Começa obra que ligará Aquidauana à MS-345 pela região da Exposição

Drenagem e pavimentação

Começa obra que ligará Aquidauana à MS-345 pela região da Exposição

Serviços de drenagem e pavimentação foram iniciados nesta segunda-feira e contemplam cerca de 2,5 quilômetros; investimento estadual é de R$ 15,08 milhões

Odilon defende criação de Zona de Desenvolvimento do Pantanal

ELEIÇÕES 2026

Odilon defende criação de Zona de Desenvolvimento do Pantanal

Candidato a deputado estadual pelo PL afirma que proposta busca atrair investimentos e fortalecer atividades econômicas na região; ideia inclui turismo, pecuária sustentável e pequenos negócios

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo