X

Inclusão

Projeto do Imasul Povo das Águas beneficia ribeirinhos em Corumbá/MS

Nesta edição, 137 pessoas foram atendidas em atividades voltadas à pesca comercial e amadora, com 40 processos de AAPC formalizados

Compartilhe:

A-

A+

Entre os dias 5 e 11 de julho, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) participou da 4ª edição da ação itinerante “Povo das Águas”, realizada em Corumbá.

A iniciativa, promovida pela prefeitura local, leva serviços essenciais às comunidades ribeirinhas isoladas no Alto Pantanal, onde o acesso é difícil e a presença do Estado, fundamental.

Utilizando barcos, a comitiva percorreu diversas localidades como Domingos Ramos, Castelo, Paraguai-Mirim, Bonfim, Chané, Amolar, Barra do São Lourenço, Rio São Lourenço, Porto Formigueiro, Porto da Manga, Porto Esperança e Forte Coimbra.

Nessas regiões, o Imasul ofereceu atendimento especializado aos pescadores, com foco na legalização da pesca – atividade vital para a economia local.

Desde 2024, o Instituto é parceiro da ação, promovendo a regularização ambiental por meio da emissão das Autorizações Ambientais para Pesca Comercial (AAPCs). “Estar presente nessas comunidades é mais do que uma ação técnica.

É um ato de respeito e valorização das pessoas que vivem e trabalham no Pantanal”, afirmou Mariana Maciera, representante do Imasul na ação. Nesta edição, 137 pessoas foram atendidas em atividades voltadas à pesca comercial e amadora, com 40 processos de AAPC formalizados.

Além disso, os pescadores receberam orientações sobre normas e legislação vigentes. Os pescadores com documentação adequada foram cadastrados no Sistema de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente (SIRIEMA), garantindo segurança jurídica e acesso a políticas públicas futuras.

Para a técnica Fânia Campos, da área de pesca do Imasul, a regularização é essencial: “Muitos pescadores estão sendo beneficiados, conquistando direitos e mostrando que é possível trabalhar legalmente, respeitando o meio ambiente.” A participação do Imasul na ação reforça o compromisso com a inclusão social e a preservação ambiental no Pantanal, promovendo uma convivência mais harmoniosa entre o homem e a natureza.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!  

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!  

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!  

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:  

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

Instagram - @jornalopantaneiro

Facebook - @opantaneiro

YouTube - @TVOPantaneiro

WhatsApp - 67 99856-0000

TikTok - @opantaneiro_oficial

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Falece Jorge de Barros Oliveira, artista e referência cultural do MS

DESPEDIDA

Falece Jorge de Barros Oliveira, artista e referência cultural do MS

Fundador do Espaço Cultural Raíz em Piraputanga, ele morreu aos 63 anos.

Falece Maria Aparecida Eustáquio de Arruda, aos 92 anos

DESPEDIDA

Falece Maria Aparecida Eustáquio de Arruda, aos 92 anos

O velório acontece na Pax Vida e o sepultamento está marcado para às 10:00 desta terça-feira (15)

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo