X

Serviços

Boliviano em medida socioeducativa obtém Cartão do SUS em Corumbá

Sem vínculos formais no Brasil, jovem teve atendimento médico negado até intervenção jurídica garantir acesso ao direito à saúde

Compartilhe:

A-

A+

Um adolescente boliviano, de 17 anos, que cumpre medida socioeducativa em Corumbá, conseguiu recentemente o Cartão Nacional de Saúde, documento essencial para acesso aos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde). A emissão foi viabilizada após atuação da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, que acionou oficialmente a Secretaria Municipal de Saúde para garantir o direito do jovem ao atendimento médico.

Segundo o defensor público Fernando Eduardo Silva de Andrade, titular da 1ª Defensoria Criminal e coordenador da 2ª Regional de Corumbá, o adolescente havia tido atendimento eletivo negado anteriormente justamente por não possuir o cartão. Sem nenhum documento brasileiro, vínculos no país ou familiar por perto, o jovem encontrava barreiras burocráticas para ser incluído no sistema de saúde, mesmo estando sob responsabilidade do Estado.

“Uma negativa de emissão do Cartão Nacional de Saúde comprometeria o direito fundamental à saúde desse adolescente privado de liberdade, que depende integralmente do Estado para garantir o atendimento médico necessário”, afirmou Andrade.

A solicitação da Defensoria foi baseada em nota técnica do Ministério da Saúde que orienta os municípios a garantir acesso à atenção primária para migrantes, refugiados e apátridas em território brasileiro. O ofício foi prontamente atendido pela Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá.

O adolescente está internado na Unei (Unidade Educacional de Internação) Pantanal, em Corumbá. Com o CNS em mãos, poderá acessar serviços essenciais de saúde, como consultas, exames e tratamentos dentro da rede pública.

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!  

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!  

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!  

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:  

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

Instagram - @jornalopantaneiro

Facebook - @opantaneiro

YouTube - @TVOPantaneiro

WhatsApp - 67 99856-0000

TikTok - @opantaneiro_oficial

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Falece Jorge de Barros Oliveira, artista e referência cultural do MS

DESPEDIDA

Falece Jorge de Barros Oliveira, artista e referência cultural do MS

Fundador do Espaço Cultural Raíz em Piraputanga, ele morreu aos 63 anos.

Falece Maria Aparecida Eustáquio de Arruda, aos 92 anos

DESPEDIDA

Falece Maria Aparecida Eustáquio de Arruda, aos 92 anos

O velório acontece na Pax Vida e o sepultamento está marcado para às 10:00 desta terça-feira (15)

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo