X

Cultura

Aquidauana promove articulação em defesa das línguas indígenas

O encontro ocorreu na sede da Associação Kopenopouti Txané

Compartilhe:

A-

A+

O município de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, sediou nesta terça-feira (9) uma reunião voltada ao fortalecimento das línguas indígenas e da preservação cultural dos povos originários. O encontro ocorreu na sede da Associação Kopenopouti Txané, localizada na Vila Trindade, e reuniu autoridades locais, lideranças indígenas e representantes de instituições acadêmicas.

A pauta principal foi a ampliação de ações que conectam preservação linguística, desenvolvimento sustentável e integração regional, tendo como perspectiva a Rota Bioceânica, projeto que visa fomentar o intercâmbio entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

A reunião contou com a presença da professora doutora Mara Rute Lima Hercelin, diretora do Centro de Altos Estudos de Sustentabilidade e Educação, que apresentou experiências internacionais voltadas à valorização das culturas tradicionais. Também participaram o prefeito Mauro do Atlântico, o vice-prefeito Dr. Murilo Acosta, o vereador Fred Frank, representantes da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e integrantes da diretoria da Associação Txané.

Pautas discutidas

Durante o encontro, foram debatidos temas estratégicos para a região:

  • Reafirmação da Associação Txané como signatária da Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032), promovida pela UNESCO;
  • Fortalecimento da parceria com a UEMS, especialmente no âmbito do projeto Economia Azul, voltado à promoção do desenvolvimento sustentável com base em recursos naturais e saberes tradicionais;
  • Planejamento de novas iniciativas em Aquidauana, inspiradas em projetos culturais realizados em Paris, com foco na promoção da diversidade cultural.

Reconhecimento internacional

Além de fortalecer parcerias locais, a reunião também consolidou a imagem de Aquidauana como município engajado em temas globais de preservação cultural e sustentabilidade, alinhado às diretrizes de organismos internacionais como a UNESCO.

Novas agendas estão previstas para os próximos meses, com foco na ampliação dos projetos culturais e na inserção das comunidades indígenas em iniciativas de formação, pesquisa e valorização de saberes ancestrais.

 

 

Fale com O Pantaneiro: Sua Voz na Notícia!

 

 

Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!  

 

 

Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!  

 

 

Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:  

 


 

 

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Familiares e amigos se despedem de Antônio Canepa, o Toninho

NOTA DE FALECIMENTO

Familiares e amigos se despedem de Antônio Canepa, o Toninho

Morador de Anastácio, ele faleceu neste domingo (13) após uma batalha contra um câncer

Pug resgatado em Aquidauana ganha cuidados e carinho após maus-tratos

Pug resgatado em Aquidauana ganha cuidados e carinho após maus-tratos

Cachorrinho foi encontrado com infestação de pulgas e carrapatos, além de parasitas, e agora se recupera sob cuidados veterinários

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo