X

Praticidade

Voto nas eleições poderá valer como Prova de Vida para o INSS

Comparecimento às urnas será registrado automaticamente; medida evita que beneficiários precisem realizar outro procedimento

Compartilhe:

A-

A+

Dados do comparecimento eleitoral serão cruzados com as informações mantidas pelo INSS / Tomaz Silva/Agência Brasil

Aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que comparecerem às urnas nas eleições de outubro poderão ter a Prova de Vida registrada automaticamente, sem a necessidade de realizar uma comprovação específica.

De acordo com informações do Ministério da Previdência Social, os dados do comparecimento eleitoral serão cruzados com as informações mantidas pelo INSS. A votação é uma das formas utilizadas pelo governo para confirmar que o beneficiário continua vivo e apto a receber o pagamento.

A Prova de Vida é uma verificação periódica destinada a evitar pagamentos indevidos e garantir a continuidade dos benefícios previdenciários e assistenciais. Atualmente, o procedimento alcança cerca de 40 milhões de beneficiários ativos.

Segundo o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, quem votar no dia da eleição terá esse registro aproveitado pelo sistema. O INSS recebe as informações eleitorais e contabiliza o comparecimento como uma comprovação de vida.

A medida faz parte do modelo adotado pelo governo para reduzir a necessidade de deslocamentos e tornar o processo mais simples para os beneficiários. Desde 2019, o comparecimento presencial deixou de ser a regra, e o próprio INSS passou a buscar informações em diferentes bases de dados públicas.

Além da votação, o sistema pode utilizar outros registros para verificar a situação do beneficiário. Caso não seja encontrada nenhuma informação que confirme a condição de vida, o cidadão poderá ser comunicado para regularizar a situação.

Em 2024, dados da Justiça Eleitoral registraram eventos relacionados a mais de 20,9 milhões de beneficiários e contribuíram para a atualização de aproximadamente 5 milhões de Provas de Vida.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Biblioteca leva poemas às árvores e incentiva leitura em Aquidauana

Cultura

Biblioteca leva poemas às árvores e incentiva leitura em Aquidauana

Projeto levou versos aos espaços públicos nesta sexta-feira; iniciativa busca aproximar a literatura do cotidiano da comunidade

Gilmar Mendes valida reajuste de 15% no Bolsa Família

Justiça

Gilmar Mendes valida reajuste de 15% no Bolsa Família

Ministro do STF considerou que atualização dos valores não viola legislação eleitoral; benefício mínimo passará para R$ 691,00 em outubro

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo