X
Tá pegando fogo, bicho!

Onda de calor e baixa umidade colocam todo o Estado em alerta

Inmet emitiu três avisos para Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira

Compartilhe:

A-

A+

Se o calor do último sábado e domingo foi insuportável para muitos sul-mato-grossenses, as notícias não são boas para essa semana. Esta segunda-feira (20) começa com dois alertas de nível amarelo e um laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicando que devemos seguir alguns cuidados para evitar problemas de saúde decorrentes do clima.

O primeiro alerta, referente a uma onda de calor, afeta todos os 79 municípios do Estado e deixa as temperaturas muito elevadas. Em Aquidauana, a máxima para hoje é de 44°C, com mínima de 25°C agora pela manhã. A previsão é de céu com poucas nuvens e névoa seca que só se dissipará durante a noite.

Em Anastácio e Dois Irmãos do Buriti, a mínima também é de 25°C, e a máxima chega aos 43°C. Miranda também será afetada pelo calorão, com o termômetro trabalhando entre os 24°C e 43°C.

Os demais avisos são relacionados aos índices perigosos de umidade relativa do ar que serão alcançados durante os períodos mais quentes do dia. O Inmet afirma que a variação entre 20% e 12% prevista gera riscos elevados de incêndios florestais e problemas de saúde como ressecamento de pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.

Mapa do Inmet mostra boa parte do Estado em nível laranja, indicando perigo de baixa umidade relativa do ar.

Todas as quatro cidades da região central de MS devem chegar ao perigoso nível de apenas 10% de umidade no ar. Por conta disso, as instruções para evitar contratempos são de beber bastante líquido durante todo o dia; evitar atividades físicas e a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; usar hidratante para a pele e, se possível, utilizar também umidificadores de ar.

Caso necessário, a Defesa Civil está à disposição pelo telefone 199, assim como o Corpo de Bombeiros, que atende no 193.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo