X
Novos recordes

Nível do Rio Paraguai alcança números negativos de 2020

Comparadas ao ano passado, diversas réguas atingiram níveis críticos com um mês de antecedência

Compartilhe:

A-

A+

A seca no Rio Paraguai continua a derrubar os níveis do curso d’água e os recordes negativos registrados em 2020. Com medições atualizadas hoje, a régua de Forte Coimbra, o ponto mais seco de todo o rio, registra no momento altura negativa de -1,52 m, índice 2,85 m abaixo do normal para o mesmo período.

Em Porto Murtinho, os níveis continuam a cair com média de 1 a 2 mm por dia, e a altura chegou a 0,98 m, uma diferença de 2,56 m a menos em relação aos valores de referência. Ladário e Caceres registram, respectivamente, -0,31 m e 0,26 m nos níveis do rio. Os dados são do Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste, da Marinha.

Os dados assustam moradores e especialistas por conta da disparidade entre este ano e 2019, quando houve a última cheia no Pantanal. A régua de Forte Coimbra tinha volume positivo de 2,12 m de água na época; de lá para cá o ecossistema sofreu com uma seca recorde em 2020 e vem alcançando condições semelhantes às do ano passado com um mês de antecedência. Vale lembrar que outubro é historicamente bastante seco também, com escassez de chuvas.

A situação crítica tem afetado também os países vizinhos banhados pelos rios. Na capital do paraguaia, Assunção, o recorde histórico do ano passado, quando a régua chegou a -53 cm, foi quebrado na quinta-feira (23), quando as águas chegaram a 55 cm negativos. Afluentes do Rio Paraguai que desembocam no Rio Paraná também têm afetado o curso d’água em pontos da Argentina, onde a população vem sofrendo com problemas de navegação, irrigação e abastecimento de energia.

(Com informações do Campo Grande News)

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Justiça mantém presa mulher que agrediu cachorrinha em Aquidauana

Audiência de custódia

Justiça mantém presa mulher que agrediu cachorrinha em Aquidauana

Decisão foi tomada nesta quinta-feira, durante audiência de custódia em Aquidauana; Ministério Público havia pedido a conversão da prisão em preventiva

Agências da Caixa de Aquidauana e Anastácio estão sem atendimento

Greve nacional

Agências da Caixa de Aquidauana e Anastácio estão sem atendimento

Paralisação dos funcionários começou nesta quinta-feira e segue por tempo indeterminado; clientes podem recorrer a canais digitais, caixas eletrônicos e lotéricas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo