Polícia
Investigação da Polícia Civil aponta que suspeito tentava fugir para o Paraguai
Um empresário de 44 anos foi preso em Ponta Porã por policiais da Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira). Na terça-feira (8), durante a Operação Hórus/Programa Guardiães das Fronteiras a equipe frustrou a fuga do acusado de tráfico de drogas para o Paraguai.
Por volta das 6 horas de ontem, a equipe cumpriu dois mandados de busca e apreensão domiciliar, um na Rua Natal, Vila Cuiabá, e o outro na Rua Monte Castelo, Jardim São Pedro, ambos no município de Dourados, pela investigação de tráfico de drogas e associação criminosa na cidade do empresário do ramo de transportes.
Na casa do acusado foram apreendidos aparelhos celulares, dispositivos eletrônicos e documentos de interesse para as investigações. No momento do cumprimento o suspeito não estava presente.
Contra ele também pesava um mandado de prisão preventiva por envolvimento com o tráfico de drogas. Desse modo, para cumprir a ordem judicial, os policiais civis realizaram buscas para tentar localizá-lo.
As diligências tiveram apoio da Seção de Investigações Gerais de Ponta Porã e da Polícia Rodoviária Estadual, quando por volta das 16h, ele foi encontrado próximo ao do anel viário do município.
Informes obtidos pelo setor de inteligência da Defron apontavam que o empresário iria se esconder no país vizinho, Paraguai. Posteriormente, o preso foi conduzido para sede da delegacia, no município de Dourados, onde foi interrogado e indiciado pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas
Entenda o caso
As investigações sobre o empresário começaram em julho deste ano, quando foi apreendido uma carga com 5,6 toneladas de maconha. Em 5 de setembro, por volta das 11h25, em Dourados, uma operação conjunta foi aberta pela Defron e DOF (Departamento de Operações de Fronteira).
Nesta ocasião um homem de 46 anos de idade conduzia o caminhão “caçamba”, L 1620, na cor branca, carregado aparentemente com areia, no entanto, embaixo de uma fina camada do material estava o entorpecente.
Ele foi autuado em flagrante pela DEFRON pelo crime de tráfico de drogas e as investigações prosseguiram, para a coleta de mais elementos contra o empresário que contratou esse motorista.
A partir desse ponto, os levantamentos policiais demonstraram que este empresário, estabelecido no município de Dourados, utilizava sua firma de transportes para trasladar o entorpecente de Ponta Porã até Dourados, para depois seguir viagem para outros Estados da Federação.
Esse grupo criminoso utilizava geralmente o mesmo “modus operandi”, que consistia em transportar várias toneladas de maconha em caminhões “caçambas” escondidas embaixo de uma fina camada de areia, pedra e restos de asfaltos, para dificultar a fiscalização das forças policiais. Diante de todo o material investigativo produzido, representou-se por sua prisão e pela expedição dos mandados de busca e apreensão domiciliar, todos cumpridos na data de ontem.
Eleições 2026
Medida vale 72 horas antes e 24 horas depois de cada turno; determinação alcança sites oficiais, serviços eleitorais e aplicativos como o e-Título
OPORTUNIDADES
Oportunidades são para cinco funções, com atuação prevista durante os 45 dias de permanência da unidade; currículos podem ser enviados até quinta-feira
Voltar ao topo