X

Serviços

União abre matrículas para curso sobre rastreamento e registro de armas de fogo

Parceria com Instituto Sou da Paz tem como principal objetivo aprimorar a capacidade das forças de segurança pública de controlar a circulação de armamentos sem registros no país

Compartilhe:

A-

A+

O MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), por meio da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), lançou, na quarta-feira, 26, em parceria com o Instituto Sou da Paz, curso de registro e rastreio de armas de fogo. A capacitação, na modalidade à distância, é direcionada a profissionais que compõem o Susp (Sistema Único de Segurança Pública). As matrículas estão abertas na Rede EaD Senasp.

O secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, ressaltou a importância do controle e da rastreabilidade das armas de fogo. Segundo ele, um dos principais desafios enfrentados pelo país é a circulação de armamentos sem registro, o que facilita desvios e contrabando.

Sarrubbo reforçou também a relevância do diálogo entre forças policiais na construção de políticas públicas eficazes. “Capacitações como essa permitem que os profissionais que estão na linha de frente contribuam com informações fundamentais para o aperfeiçoamento das estratégias de segurança”, disse.

A diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele dos Ramos, por sua vez, destacou que o marco legal sobre armas de fogo no Brasil é resultado de um esforço conjunto de diversos setores da sociedade, com a participação do Governo Federal, dos governos estaduais e de especialistas na área.

Segundo ela, a agenda de controle de armas vai além das questões técnicas e envolve a aplicação de políticas públicas alinhadas à realidade dos profissionais que atuam diariamente na segurança pública. “Precisamos compreender as práticas adotadas nos estados, organizar dados e avançar no enfrentamento desse desafio, que impacta tanto a segurança pública quanto a democracia”, ressaltou.

A expectativa é de que o curso contribua para fortalecer a agenda de controle de armas na América do Sul e para ampliar o conhecimento e a cooperação entre os países da região.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Manual do Eleitor 2026: confira datas, direitos e o que muda

Eleições 2026

Manual do Eleitor 2026: confira datas, direitos e o que muda

Primeiro turno ocorrerá no dia 04 de outubro e o segundo turno, onde houver, no dia 25 de outubro; uma das principais regras mantidas para este ano é o horário unificado de votação

Vítima da covid, professora de Aquidauana faria 37 anos nesta quinta

Mãe presta homenagem

Vítima da covid, professora de Aquidauana faria 37 anos nesta quinta

Marlene Ricardi de Souza recorda a trajetória da filha, marcada pelo amor a Aquidauana, à ciência e à educação; Grazielly morreu em março de 2021, após lutar contra a covid-19

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo