dothCom Consultoria Digital
Publicado em 05/03/2008 às 08:20
Atualizado em 10/09/2026 às 13:53
O senador Delcídio Amaral (PT-MS) reuniu-se, na noite de ontem, com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para tratar sobre o Hospital Universitário de Dourados, o Conselho Federal de Educação e a implantação de escolas federais técnicas e agrícolas no Mato Grosso do Sul.
A insuficiência financeira que vem agravando a situação do Hospital Universitário de Dourados levou Delcídio Amaral a solicitar ao ministro Haddad a passagem do HU para a Universidade Federal de Campo Grande, visando atender as necessidades de Dourados e da região do entorno.
Em seguida, o senador pediu pela indicação do professor Pedro Chaves para compor o Conselho Federal de Educação, pleito que vai de encontro às expectativas do governador André Puccinelli, e de senadores e deputados da bancada federal.
Por último, visando um futuro mais promissor e fincado em metas sólidas de desenvolvimento para Mato Grosso do Sul, Delcídio Amaral tratou com o ministro Haddad da implantação de uma Escola Técnica Federal em Campo Grande.
Delcídio Amaral argumentou que Mato Grosso do Sul é um dos poucos estados, ao lado do Acre, Amapá e Distrito Federal, que não tem escolas técnicas federais, fundamentais para formar tecnólogos, técnicos em edificação, em elétrica, eletrônica e mecânica.
"Temos que criar novas perspectivas para os jovens que, com mão-de-obra especializada, podem fazer frente a vários projetos estratégicos que, certamente, serão implementados pela iniciativa privada e pelo governo federal ao longo dos próximos anos, em Mato Grosso do Sul", considerou Delcídio.
Segundo o ministro Haddad, Campo Grande será o primeiro município do Estado a ser contemplado com uma escola técnica federal, além de uma escola agrotécnica federal em Nova Andradina, aproveitando estruturas já existentes que, hoje, encontram-se inoperantes.
Delcídio Amaral considerou que essas primeiras unidades são as células-mãe a se expandirem em outros municípios de Mato Grosso do Sul, através de campus avançados onde serão ministrados cursos técnicos e agrotécnicos.
O senador esclareceu que o governo federal definiu a extensão desses campus, inicialmente, para os municípios de Aquidauana, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá e Coxim.
Alguns deles vão formar técnicos em eletrônica, mecânica e elétrica, e outros vão profissionalizar mão-de-obra para o agronegócio.
Segundo Haddad, o presidente Lula determinou que os processos licitatórios estejam concluídos até o final de junho. Dessa forma, o início das obras está previsto para o próximo semestre, concluindo-se dentro de 8 a 9 meses.
"Essa é uma grande conquista para Mato Grosso do Sul, que precisa ter escolas técnicas federais e agrícolas, assim como seus respectivos campus avançados, para formar profissionais que contribuam, efetivamente, para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado", concluiu Delcídio Amaral.
Esse projeto faz parte do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A previsão do Cenário da Rede Federal que prevê a implantação de 354 unidades até o final de 2010 é considerada um marco do atual governo, com crescimento de 150% no número de instituições federais.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Reunião de alinhamento
Encontro reuniu equipes de diferentes áreas da saúde pública; profissionais discutiram integração, prevenção de riscos e demandas do município
Voltar ao topo