X

Política

TSE vai padronizar entendimento sobre votos nulos

Compartilhe:

A-

A+

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Carlos Ayres Britto, disse que a Corte vai padronizar o entendimento sobre os votos nulos entre todos os Tribunais Regionais. A declaração foi dada na análise de consulta feita pelo TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral) do Piauí, que questiona se havendo mais de 50% de votos nulos num município a junta deve proclamar eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos --não computando os nulos e branco, como prevê a Constituição Federal.


Na consulta sobre a questão, o ministro Marcelo Ribeiro pediu vista --o que suspendeu a análise da matéria.


Ayres Britto não leu seu voto, mas adiantou suas diretrizes. Para o presidente do TSE, há duas categorias de voto nulo. O primeiro seria aquele previsto no artigo 77 da Constituição, que é "o voto que se autodesqualifica". Por esse entendimento seria eleito o candidato que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.


A outra categoria de voto nulo é o previsto no artigo 175 do Código Eleitoral, que são aqueles dados a candidatos inelegíveis ou não registrados.


Ayres Britto disse que "não há como somar essas categorias de votos nulos, porque são coisas heterogêneas que obedecem a uma inspiração diferenciada e é dado com destino diferenciado".

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Anastácio realiza feira de adoção de cães e gatos neste domingo

AMOR E RESPONSABILIDADE

Anastácio realiza feira de adoção de cães e gatos neste domingo

Evento será realizado das 08h às 12h; iniciativa reúne Prefeitura da cidade e UEMS na Praça Garibaldi Medeiros

Aquidauanense Essi Rafael celebra chegada de indígenas à diplomacia

MOMENTO HISTÓRICO

Aquidauanense Essi Rafael celebra chegada de indígenas à diplomacia

Primeiro diplomata de Aquidauana destaca avanço da representatividade indígena; um dos novos empossados nesta semana foi Idjahure Kadiwel, que tem raízes familiares no município

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo