X
Política

Prejudicado, Ciro pode atrapalhar aliança PT-PSB

Numa tensa reunião com seus correligionários, na tarde de quinta-feira, o deputado federal foi posto contra a parede

Compartilhe:

A-

A+

No começo da noite de quinta-feira, a cúpula do PSB fez sua escolha entre uma candidatura própria à presidência e um arranjo eleitoral mais amplo com o PT de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. A opção recaiu sobre a segunda alternativa, e as conseqüências se farão sentir pelas próximas semanas.

O grande derrotado, obviamente, é o cearense Ciro Gomes, que ambicionava concorrer ao Planalto pela legenda. Numa tensa reunião com seus correligionários, na tarde de ontem, ele foi posto contra a parede. Apresentaram-lhe planilhas que demonstram que, na prática, a desidratação de sua candidatura, detectada em pesquisas recentes, é irreversível. Mas Ciro foi irredutível.

Depois do embate, ele, que na semana passada já havia criticado o PSB em sua página pessoal na internet, reiterou a pretensão de disputar as eleições numa dura nota pública. "Ciro afirma que continua candidato. Se o partido decidir por não apresentar candidatura própria, que assuma o ônus da decisão", diz o texto. E é isso mesmo que deve acontecer: na próxima terça-feira, data de reunião de sua Executiva Nacional, o PSB assumirá o ônus pela morte da candidatura, de olho em um novo projeto que começou a ser negociados ontem mesmo, num encontro com Lula. Ao mesmo tempo, as lideranças do PSB trabalharão para evitar que Ciro - com seu temperamento, digamos, forte - parta para o ataque.


Riscos


"A questão política do momento não é mais se ele será ou não candidato, mas o que Ciro irá fazer", diz o cientista político Luciano Mattos Dias. Para ele, além de dar declarações explosivas, o deputado pode atuar nos bastidores para atrapalhar os planos de seu prtido ou a candidatura de Dilma â presedência.

Ciro é um dos principais líderes políticos do Nordeste. Em 2006, ele teve 667 mil votos na campanha a deputado federal, e ajudou a eleger outros candidatos. A coligação PSB/PT/PMDB/ PP acabou com 13 dos 22 deputados eleitos no Ceará. "Se Ciro não fizer absolutamente nada publicamente pró-Dilma, seus correligionários entenderão o recado. Governar no Brasil é fazer coalizões e acomodar interesses de grupos", afirma Dias.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Profissionais da saúde discutem integração e prevenção em Aquidauana

Reunião de alinhamento

Profissionais da saúde discutem integração e prevenção em Aquidauana

Encontro reuniu equipes de diferentes áreas da saúde pública; profissionais discutiram integração, prevenção de riscos e demandas do município

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo