X
Política

Dilma Rousseff e ministros embarcam rumo à Europa

Compartilhe:

A-

A+

A presidente Dilma Rousseff embarcou neste sábado rumo a Bruxelas, seu primeiro destino de uma viagem de uma semana pela Europa no qual fará uma visita à Bélgica, Bulgária e Turquia, informaram fontes oficiais. A presidente iniciará a agenda oficial de sua visita na segunda-feira em Bruxelas, onde também participará da Cúpula entre União Europeia (UE) e Brasil.
 
Dilma subiu a bordo do avião presidencial na Base Aérea de Brasília e realizará uma escala técnica em Natal antes de prosseguir para a Bélgica, onde deve chegar na tarde do domingo. A presidente, que voltará ao Brasil no sábado, viaja acompanhada por uma grande delegação integrada, entre outros, pelos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; 
Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; Cultura, Ana de Hollanda; Comunicações, Paulo Bernardo; e Comunicação Social, Helena Chagas.
 
Segundo a Presidência, Dilma se reunirá na segunda-feira com o primeiro-ministro belga interino, Yves Leterme, e participa de um jantar com o presidente do Conselho Europeu, Herman Von Rompuy, e com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. Na terça-feira, ela participará da cúpula Brasil-UE, onde terá um almoço com o rei Alberto II e encerrará um seminário de negócios bilateral.
 
A cúpula entre o bloco europeu e o Brasil servirá para dar continuidade à associação estratégica iniciada em 2007 entre ambas as partes. No âmbito econômico, está previsto que Dilma discuta com as autoridades europeias o impacto da crise econômica mundial.
 
A presidente participará também na cerimônia de abertura do festival cultural Europalia e assinará com o Governo da Bélgica acordos nos setores de transporte aéreo, ciência, tecnologia e inovação, políticas espaciais, cultura e turismo.
 
O Brasil é o quarto destino do investimento estrangeiro da UE, depois de Estados Unidos, Suíça e Canadá com um acumulado de mais de US$ 140 bilhões.
 
Após sua visita a Bruxelas, a presidente se deslocará para a Bulgária onde, na quarta-feira e quinta-feira, se reunirá com as principais autoridades do país, assinará acordos comerciais e educativos, e se deslocará à cidade de Gabrovo, o lugar de nascimento de seu pai, onde será recebida por familiares.
 
Finalmente, a presidente viajará para Ancara, onde na sexta-feira se reunirá com o presidente turco, Abdullah Gül, e com o chefe do Governo desse país, Recep Tayyip Erdogan.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Profissionais da saúde discutem integração e prevenção em Aquidauana

Reunião de alinhamento

Profissionais da saúde discutem integração e prevenção em Aquidauana

Encontro reuniu equipes de diferentes áreas da saúde pública; profissionais discutiram integração, prevenção de riscos e demandas do município

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo