O governador André Puccinelli e a bancada federal do Estado conversaram na tarde de quinta-feira (20/02) com o ministro dos Transportes, César Borges, para assegurar a inclusão da pavimentação da BR-419 e a construção das ferrovias do Pantanal e Ferroeste no PAC 3 (Programa de Aceleração do Crescimento).
Além da reunião de anteontem, na próxima semana haverá outra reunião, de acordo com o senador Waldemir Moka, desta vez com a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, para explicar a importância destes empreendimentos para o desenvolvimento do Estado. Conforme o parlamentar ?foi fundamental? a audiência no Ministério dos Transportes. ?Foi importante para que tivéssemos respaldo técnico daquilo que o Estado está pleiteando para ser colocado no PAC e esse respaldo técnico nós saímos, hoje, daqui com ele. Agora, é preciso que o Governo Federal priorize Mato Grosso do Sul. O nosso desenvolvimento, o escoamento de nossa produção depende destas obras de infraestrutura?, afirmou. ?Há um compromisso público da própria presidente Dilma Rousseff em relação as ferrovias, a BR-419 e a Rodovia Sul-Fronteira, por isso estamos aqui cobrando este compromisso?.
De acordo com Puccinelli, a reunião foi ?proveitosa?. ?Temos a convicção de que o ministro e seu staff se empenharão para que, do PIL (Programa de Investimentos em Logística), as nossas duas ferrovias, a Ferrovia Ferroeste e a Ferrovia EF-267 Pantanal, sejam incluídas no PAC para o desenvolvimento da região Centro-Oeste, especificamente do Mato Grosso do Sul. Também solicitamos a delegação da rodovia BR-419, entre Anastácio e Aquidauana e o município de Rio Verde, ao Estado para colocarmos a contrapartida e executar a obra?. Este procedimento foi adotado na pavimentação da BR-359, que teve a obra executada pelo Governo do Estado.
Estiveram na reunião o coordenador da bancada, deputado Vander Loubet, os senadores Waldemir Moka e Ruben Figueiró, o deputado federal Fábio Trad e o secretário de Estado de Obras Públicas e de Transportes, Edson Giroto.