A deputada estadual Antonieta Amorim é a autora do Projeto de Lei
Schimene Duque Weber
Publicado em 07/11/2017 às 12:41
Atualizado em 10/09/2026 às 13:57
Na sessão desta terça-feira (7/11), a deputada estadual Antonieta Amorim (PMDB) apresentou Projeto de Lei que proíbe a queima de pneus e outros objetos correlatos que causam prejuízos à saúde pública e ao meio ambiente, em todo o território do Estado de Mato Grosso do Sul.
A proposta veda a queima de pneus novos, reformados e inservíveis. Será permitido somente incinerar os artefatos de borracha com o uso de sistemas de filtragem, que retiram 90% dos gases e resíduos poluentes liberados pelo processo de combustão. O projeto prevê que os órgãos de vigilância sanitária e do meio ambiente façam a fiscalização e a aplicação de penalidades.
“A queima de pneus destrói a camada de ozônio e agrava o aquecimento global. Para se ter uma ideia incendiar pneu a céu aberto é 13 mil vezes mais mutagênica que a queima de carvão. Os elementos derivados de pneus demoram até 100 anos para serem decompostos e a fumaça altamente tóxica provoca doenças irreparáveis no aparelho respiratório”, justificou a autora do projeto.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Reunião de alinhamento
Encontro reuniu equipes de diferentes áreas da saúde pública; profissionais discutiram integração, prevenção de riscos e demandas do município
Voltar ao topo