X

Direitos

Deputados votam nesta terça-feira a Reforma da Previdência em Mato Grosso do Sul

Manifestantes estão na sede da Assembleia Legislativa desde ontem (27) para acompanhar a votação

Compartilhe:

A-

A+

Os deputados estaduais votam nesta terça-feira (28), a Reforma de Previdência de Mato Grosso do Sul, proposta pelo Governador do Estado, na Assembleia Legislativa de Campo Grande pelo Projeto de Lei (PL) 253/2017. 

Na quinta-feira passada (23 de novembro), os deputados tentaram aprovar o projeto que prevê o aumento do percentual de desconto salarial para contribuição previdênciária obrigatória.

A redação aprovada na primeira votação aponta que, por mês, servidores ativos terão descontos de 14% dos salários só a partir de maio de 2020, mas que a partir de maio de 2018, o desconto, que era de 11%, já subirá para 12% e, em maio de 2019, para 13%, sucessivamente. Já o percentual de desconto patronal subiria de 22% para 24% em maio de 2018 e chegará em 25% em maio de 2019.

Contudo, depois que manifestantes invadiram o plenário, o Presidente da Assembleia, deputado Junior Mochi (PMDB), decidiu encerrar a sessão.

Ao ver os ânimos exaltados dos servidores, o governo decidiu ceder em um dos pontos do projeto e fez o compromisso de que a proposta iria prever o aumento do desconto previdenciário obrigatório apenas para os servidores que recebem salário acima do teto da aposentadoria previsto pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), que está hoje fixado em R$ 5.531,31.

As bancadas do PMDB, PSDB e também os deputados Coronel David (PSC), Herculano Borges (SD), Paulo Corrêa (PR), Zé Teixeira (DEM) são a favor da reforma. Apenas os parlamentares do PT votaram contra as mudanças.

Para ler a íntegra do projeto, clique aqui.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Após impeachment, ex-presidente do Paraguai é colocado em prisão domiciliar

INTERNACIONAL

Após impeachment, ex-presidente do Paraguai é colocado em prisão domiciliar

Santiago Peña deixou o cargo em meio à crise do banco Ueno; vice Pedro Alliana assumiu o governo

Aquidauana e Anastácio somam 18 vagas em seleção aberta pelo IBGE

OPORTUNIDADES

Aquidauana e Anastácio somam 18 vagas em seleção aberta pelo IBGE

Inscrições para contratação temporária de recenseadores começaram nesta sexta-feira e seguem até 25 de novembro; seleção também prevê vagas específicas para áreas indígenas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo