X

Assembleia

Pautados para hoje quatro projetos de combate à violência e defesa de direitos

Sessão começa às 9h

Compartilhe:

A-

A+

Quatro projetos estão pautados para a Ordem do Dia da sessão desta quinta-feira (20) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). As propostas tratam sobre direito das pessoas com deficiência visual, defesa das mulheres e proteção aos animais e ao meio ambiente. A sessão inicia-se às 9h com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Casa de Leis.

Aprovado em segunda discussão na sessão desta quarta-feira (19), o Projeto de Lei 138/2020 retorna ao Plenário para ser votada a redação final, pois recebeu uma emenda substitutiva. De autoria do deputado Lidio Lopes (PATRI), a proposta obriga os cartórios a emitirem certidões de registro civil em Braille às pessoas com deficiência visual. O serviço não acarretará acréscimo ao valor cobrado.

Em segunda discussão, devem ser votadas duas propostas relativas à proteção dos animais, ambas de autoria do deputado Marcio Fernandes (MDB): os Projetos de Lei52/2021 e 180/2020. O primeiro cria o Dia Estadual do Protetor dos Animais a ser comemorado, anualmente, no dia 17 de janeiro. O outro projeto trata sobre o Código de Proteção aos Animais em Mato Grosso do Sul, estabelecendo medidas de combate a abusos, maus-tratos e demais condutas cruéis.   

Os parlamentares também devem votar, em primeira discussão, o Projeto de Lei 116/2021, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB). De acordo com a proposta, 12 de maio de todo ano passa a ser o Dia Estadual de Combate ao Assédio Moral e Sexual contra Mulheres no Ambiente de Trabalho. A data visa estimular a conscientização quanto ao problema, a prevenção e o combate a atitudes abusivas, constrangimentos, intimidações e humilhações que afetem a dignidade da mulher e que violem sua liberdade sexual no ambiente de trabalho.

As sessões ordinárias são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras no Plenário Deputado Júlio Maia, na ALEMS, temporariamente com participação remota da maioria dos deputados, devido a medidas de biossegurança. Têm início às 9h e podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS). 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

IFMS abre 38 vagas para curso de cuidadora de idosos em Aquidauana

FORMAÇÃO GRATUITA

IFMS abre 38 vagas para curso de cuidadora de idosos em Aquidauana

Formação terá 200 horas e aulas no período vespertino; selecionadas poderão receber auxílio para alimentação e transporte

Operação do Exército mobilizará mil militares em Aquidauana e Anastácio

EXERCÍCIO SIMULADO

Operação do Exército mobilizará mil militares em Aquidauana e Anastácio

Exercício de simulação de guerra acontecerá entre os dias 09 e 26 de novembro; população deve observar movimentação atípica nas áreas urbanas e rurais

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo